quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Os Adolescentes e a Leitura

Eu já enumerei dezenas de bons livros neste blog, justamente porque esse hábito incrível aprendi com meu pai. Meu pai só tinha o ginásio, ensino médio atualmente, mas gostava muito de ler. Seus livros preferidos eram os de bolso e a chamada Seleções  Reder's Digest. Quando ele terminava passava para eu ler.

Como eu lia por prazer e não por obrigação, passei a cultivar esse hábito. Durante o ensino médio, eu tinha na Escola Técnica Federal de Mato Grosso aulas de literatura e não foi desagradável ler os  nossos clássicos, uma vez que já havia lido todos. Bastava apenas responder as perguntas que os professores elaboravam para nós.

Até hoje eu costumo ultrapassar a média nacional de quatro livros por ano. Assim como eu, existem alunos que gostam de ler e discutir sobre o que se leu. Eu ainda vou conseguir criar um Clube da Leitura lá no Liceu Cuiabano.

Eu li no jornal A Gazeta, 2 de setembro de 2013, uma reportagem intitulada "adolescentes estão lento muito mais" e o destaque era uma fala do escritor e jornalista Zuenir Ventura durante a 16ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Eu vou transcrever alguns trechos aqui...

"Quando se revela para a criança e o jovem que a leitura é um prazer, um gozo, uma coisa gostosa de fazer, eles não tê como resistir. É botar na cabeça dos professores e dos pais que a leitura tem que ser um prazer e não um dever". Realmente isso é verdade, os colegas professores de língua portuguesa e literatura obrigam os alunos a ler os clássicos, antes de mostrar como um livro seja qual for o tema é interessante.

"Essa história de que vai acabar o livro ou o jornal, as pessoas que dizem isso, acabaram antes." Eu concordo com ele, não existe nada mais prazeroso do que comprar um livro ou um jornal para manter-se bem informado.

A escritora Thalita Rebouças disse que "os adolescentes estão lendo cada vez mais e a situação agora se inverteu, porque quem não lê é que não está na moda. Hoje, graças a Deus, quem tem vergonha de admitir é o pessoal que não gosta de ler. O mico é não gostar de ler". Também concordo com ela, principalmente as meninas são as que mais pedem meus livros emprestado.

Pelo fato de ser uma historiadora, a leitura é um item obrigatório em minha profissão. E como ministro aulas para adolescentes eu gosto de ler o que eles leem. É muito interessante quando comento com muita empolgação alguma passagem que me deixou apreensiva, com raiva, indignada, etc. e eles dizem "nossa professora, a senhora leu esse livro?" E eu respondo é claro que sim e recomendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário