domingo, 21 de dezembro de 2014

A Geração Selfie


Atualmente as selfies são as preferidas de jovens e adultos; eu particularmente não gosto desse tipo de foto... Não parece natural e dá a impressão que todos estão afoitos para aparecer.

"Selfie é uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa  
 autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet.
Em 2013, os responsáveis pelos dicionários da Oxford escolheram selfie como a palavra do ano. Um dos motivos para esta escolha foi o fato da busca por esta palavra ter crescido 17000% em 2013, o que confirma o seu estatuto de uma das palavras mais procuradas em um ano.
Algumas selfies que são compartilhadas acabam aparecendo em sites de humor, porque as pessoas fazem caras engraçadas (mandando beijinho, também conhecida como "duck face" ou cara de pato) ou porque alguma coisa estranha ou hilariante aparece em segundo plano.
A prática de tirar selfies ganhou popularidade a nível global, e algumas tiveram milhões de visualizações. Alguns exemplos desses são a selfie tirada por um grupo de jovens com o Papa Francisco e a selfie tirada nos Oscars, onde aparecem várias estrelas de Hollywood, como Meryl Streep, Julia Roberts, Brad Pitt, Angelina Jolie, etc".(www.significados.com.br)

Uma reportagem no jornal A Gazeta de hoje me chamou a atenção por falar exatamente o que eu penso sobre o uso  exagerado dos celulares e das rede sociais.Eu irei transcrever um trecho aqui para vocês...

"(...)Eu me lembro do tempo em que não havia celular. As famílias tinham telefones em casa e nós sabíamos de cor os números de todo mundo, o que devia fazer bem para a memória. Naquele tempo, que não faz tanto tempo, se queríamos ver alguém, era muito melhor, porque era pessoalmente, com abraços, beijos, olho no olho, calor humano.
Não havia tanta loucura por bater as fotos e postar em canto nenhum. Nós tínhamos álbuns de fotografia! Nós revelávamos fotos! Nós fazíamos declarações de amor, enviávamos cartas(que saudade de receber um pacote dos Correios) e até telegramas... o melhor: nada disso precisava ser conhecido por todos no planeta! Mesmo sem um selfie, sem curtidas ou comentários esses momentos mágicos ficaram guardados no melhor lugar do mundo e no seguro: no meu coração"(Rose Domingues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário