segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O Liceu Cuiabano tem uma Cápsula de Tempo

O Liceu Cuiabano completou no último dia 3 de dezembro 135 anos. As comemorações foram simples devido ao ano atípico que tivemos: a longa greve de 2013 nos obrigou a cumprir o calendário de 200 dias até fevereiro de 2014; Cuiabá foi sede da Copa do Mundo; não foi possível organizar a já tradicional Feira do Conhecimento. etc...

O diretor Francisco de Assis insistiu numa comemoração e preparamos um Projeto: Liceu, 135 anos de Memória em parceria com  os alunos do PIBID de História  da Ufmt. As pesquisas sobre a história do Liceu deveriam ser apresentadas em vídeos que posteriormente serão postados no site da escola.

O Projeto empolgou os alunos e professores e até mesmo o profº Assis propôs algo inédito: uma Cápsula de Tempo; onde os todos colocariam cartas, fotos, documentos e objetos para posteridade. A princípio ela deveria ser aberta em 40 anos, mas optamos por 20 anos.
 A ideia foi apresentada aos alunos pelos professores de história e português e eles acharam uma excelente ideia... O mais interessante foram as perguntas:" profª o que eu escrevo? Alguém vai ler? Que tipo de objetos eu coloco?E se eu morrer, quem pega minha carta?Como vocês irão nos avisar sobre o dia da abertura da cápsula?
A profª de artes efetuou uma linda pintura na Cápsula, foto acima,  e  no dia 16 de dezembro, no período vespertino, ela foi enterrada com as  cartas de professores e alunos dos três períodos. Eu  também escrevi a minha carta e dentro dela coloquei recortes de jornais, com duas notícias extremamente importante,  fotos, cartão de natal e um Cd de uma banda amada no mundo inteiro. Eu espero estar lá no dia da abertura, mas nosso destino somente Deus conhece...



















Não havia muitos alunos presentes, entretanto, quando daqui a 20 anos a Cápsula for aberta, esperamos contar com uma plateia maior e ansiosa para ler o que escreveram durante sua adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário