segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O Broche do Tordo

Assim que o filme Jogos Vorazes foi lançado, tomamos conhecimento do tordo. E logo depois vieram os colares, pulseiras, brincos, canecas, etc. Eu como toda fã fiquei apaixonada pelos broches e colares e adquiri assim que foi colocado à venda. Nas fotos abaixo, estou usando os colares, enquanto que os broches uso nos blazers, echarpes e casacos.
Logicamente que o tordo do filme não tem nada de parecido com o real, mas a história dele é interessante e vamos transcrevê-la aqui...

"(...) No último instante, eu me lembro do broche dourado de Madge. Pela primeira vez, dou uma olhada nele. Parece até que alguém confeccionou um pequeno pássaro dourado  e depois prendeu um anel em volta dele.  O pássaro está preso ao anel somente pelas pontas das asas. De repente, eu o identifico: um tordo.

Esses pássaros são engraçados e a ideia funciona como um tapa na cara da Capital. Durante a rebelião, a Capital criou animais geneticamente modificados para serem usados como arma. O termo usual para eles era bestantes, que às vezes era substituído por bestas, simplesmente. Um deles era um pássaro especial, conhecido como gaio tagarela, que tinha a habilidade de memorizar e repetir conversas humanas em sua totalidade.

Eram pássaros que retornavam ao lar, exclusivamente machos, e que eram lançados nas regiões em que se sabia que os inimigos da Capital estavam escondidos. Depois que os pásesaros juntavam as palavras, eles voavam  de volta  aos centros para que o conteúdo fosse gravado.

Demorou um tempo até que as pessoas se dessem conta que estava acontecendo nos distritos, de como conversas particulares estavam sendo transmitidas. Aí, é claro, os rebeldes começaram a fornecer à Capital as mais diversas mentiras, e essa era a piada. Então, os centros foram fechados e os pássaros foram abandonados na natureza para morrer.

Só que eles não morreram. Ao contrário, os gaios tagarelas, cruzaram com fêmeas de tordos, criando uma nova espécie que podia reproduzir não só os cantos dos pássaros como também inúmeras palavras, mas ainda conseguiam imitar os timbres vocais dos humanos, do trinado agudo de uma criança aos tons mais graves de um homem adulto".

Para o filme Jogos Vorazes - Em Chamas, saiu um novo colar e eu adquiri também...
E para o filme Jogos Vorazes - A Esperança 1, adquiri antes do lançamento... E nem preciso dizer que meus aluno(a)s ficaram "enlouquecidos" com minhas aquisições...

Nenhum comentário:

Postar um comentário