sábado, 11 de novembro de 2017

28 anos da Queda do Muro de Berlim

O sábado amanheceu chovendo e a temperatura está agradável, muito bom para relaxar, curtir um bom livro ou maratonar sua série favorita. E também relembrar uma data mais que especial: a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989.

"O dia 9 de novembro de 1989 é uma das datas mais emblemáticas da História moderna. Naquele dia, o "Muro de Berlim", que separava a capital alemã em duas começou a ruir e o caminho para a reunficação foi aberto.

A estrutura quilométrica dividia o "mundo capitalista do mundo comunista" e "compartilhava" a Alemanha entre os vitoriosos da Segunda Guerra Mundial: a parte Ocidental, ficou nas mãos dos Estados Unidos, França e Reino Unido; a Oriental, nas mãos da União Soviética.

O muro caiu antes do esperado:

A história da queda do muro de Berlim poderia ter sido diferente não fosse uma coletiva de imprensa. Durante a conversa com o porta-voz do Ministério da Propaganda, Günter Schabowski, foi informado que seria liberada a viagem de alemães do ocidente para o leste.

Então, o jornalista italiano Riccardo Ehrman, que atuava como correspondente da ANSA na cidade, fez a fatídica pergunta 'mas quando a lei entrará em vigor?'. 'Imediatamente', respondeu o alemão. No entanto, essa liberação ocorreria apenas no dia seguinte.

Porém, com as agências de notícias já publicando as matérias sobre essa nova informação, o povo do lado ocidental do muro foi até o lugar e começou a pressionar a abertura, iniciando a demolição do local.

Já a reunificação, de fato, das duas Alemanhas ocorreu no dia 3 de outubro de 1990 e teve como principal político o então chanceler Helmut Kohl.

Passagens:

Apesar do lado Ocidental saber rapidamente da notícia, a TV estatal do lado Oriental evitou noticiar o fato e, quando o fez, afirmou que era necessária uma autorização para fazer a passagem.

Enquanto isso, o tenente Harald Jäger liberou a passagem dos primeiros cidadãos ocidentais às 23h30 do dia 9 de novembro.

- Outros muros pelo mundo:

Apesar do Muro de Berlim ter caído há quase 30 anos, a ideia de construir barreiras para impedir a passagem - ou a fuga - de pessoas ainda continua viva em muitos países.

Em junho de 2015, o porto francês de Calais inaugurou uma barreira para impedir que imigrantes entrem ilegalmente em barcos e naveguem pelo Canal da Mancha até o Reino Unido.

Também por causa da atual crise imigratória na Europa, o governo da Hungria ergueu um "muro defensivo" na fronteira com a Sérvia.

A barreira de 175 quilômetros tem quatro metros de altura é é feita de arame farpado.

A crise atual gerou dois outros muros - um entre a Áustria e a Itália, que teve a construção suspensa após acordos políticos, e outro entre Macedônia e Grécia. "(Jornal do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário