segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Novas Descobertas no Sítio Arqueológico de Santa Elina/Jangada

A descoberta de objetos antigos no sítio arqueológico de Santa Elina/Jangada está provocando  reações diversas sobre ocupação da América. Eu já postei aqui sobre esse sítio e de minha emoção ao visitá-lo nos anos 90; ele sequer era conhecido entre a população de Jangada  e muito menos entre os cuiabanos. 


E se foram descobertos novos objetos todos devemos ficar atentos, pois em mais alguns anos e os livros de História de Mato Grosso deverão ser reescritos.!

"Há diferentes teorias, desde as que afirmam que o evento ocorreu há cerca de 12 mil anos até as que apostam em 100 mil anos ou mais.

A descoberta recente foi feita no sítio arqueológico de Santa Elina, a 80 km de Cuiabá. Os arqueólogos responsáveis pelas escavações, Denis Vialou e Águeda Vilhena Vialou, do Museu Nacional de História Natural da França, afirmam que essa região brasileira já era habitada há pelo menos 27 mil anos.

"Uma prova é a presença de mais de 300 objetos de pedra lascada, com serrilhados e retoques, que só poderiam ter sido feitos pela mão do homem", afirma Águeda, que realiza escavações na região da Serra das Araras desde 1995.

Outra prova da presença humana, segundo ela, são restos de fogueiras.

O material encontrado foi datado por três métodos diferentes, envolvendo desde radiocarbono 14 até luminescência ótica.

Segundo Águeda, o sítio de Santa Elina traz uma tripla raridade : "A primeira é que ocupações humanas pleistocênicas (entre 2,588 milhões e 11,7 mil anos atrás) são raras e por enquanto lá é o único local descoberto no centro do continente sul-americano."

A segunda e a terceira raridades dizem respeito aos adornos encontrados: alguns foram feitos com ossos de preguiças-gigantes do gênero Glossotherium, já extinto.

"É o primeiro caso no Brasil de uma perfeita associação do homem com a megafauna extinta", explica ela. "Há a confecção de objetos simbólicos com ossos da megafauna, transformando-os em adornos." (www.bbc.com)


Um comentário:

  1. Prezada professora Cláudia, escrevendo o seu blog e vendo os temas que você desenvolve venho por meio desta informar que tem um site denominado crônica e Arte, eu gostaria de saber qual a possibilidade de você colaborar em uma coluna.
    O meu site que tem endereço www.cronicaearte.com e uma fanpage no Facebook www.facebook.com/cronicaearte, além de crônicas policiais tem espaço para política e questões culturais que houve será sua área.
    Não consegui seu e-mail através do seu blog por isso deixo o meu contato que é mentore.conti@gmail.com e meu celular TIM/WATTS que é 016 997837478 e o cel VIVO 16 997242481 aguardando o contato atenciosamente
    Mentore Conti

    ResponderExcluir