terça-feira, 7 de novembro de 2017

Personagens da Cultura Pop com Deficiência Física

Os fãs das Hqs não só conhecem como amam alguns personagens que possuem deficiência física, seja na DC ou na Marvel. E nada mais interessante que saber quem são eles.
Professor Charles Xavier
 
"Mentor e líder dos X-Men e considerado o telepata mais poderoso da Terra, Charles Francis Xavier tornou-se o herói com deficiência mais conhecido da cultura pop. Sua primeira aparição foi na edição 1 da revista Uncanny X-Men, de 1963. Ele ficou paraplégico pela primeira vez ao enfrentar o alienígena Lúcifer em uma caverna no Himalaia quando ainda era jovem.

Voltou a andar muito tempo depois quando seu corpo foi infectado pela Ninhada e seu cérebro teve que ser transferido para um clone sadio. Contudo, durante uma batalha contra o Rei das Sombras, sua coluna foi esmagada e o deixou novamente na cadeira de rodas.

Demolidor - O Homem sem Medo

Quando ainda era criança, Matthew Murdock ficou cego ao salvar um homem de um acidente de caminhão com carga radioativa na Cozinha do Inferno, bairro de Nova York onde ele cresceu. Entretanto, a perda da visão deixou os outros quatro sentidos aguçados – transformando-o no super-herói Demolidor.

O personagem se tornou uma das figuras mais conhecidas das HQs e ganhou versões em outras plataformas, como videogame, TV, cinema e Internet (incluindo a recente série no Netflix). Sua primeira história surgiu em abril de 1964, com a revista que leva seu próprio nome.

Oráculo


Filha do Comissário Gordon, Barbara Gordon era uma bibliotecária durante o dia e ajudava a combater o crime de Gotham City como Batgirl, até levar um tiro à queima-roupa do Coringa e ficar paraplégica. Mas nem mesmo essa deficiência física a impediu de lutar pelo bem.

Com sua inteligência e um enorme conhecimento sobre computadores, ela adotou o nome de Oráculo e passou a atuar como fonte de informação para outros super-heróis e agentes da lei na resolução de diversos casos. A personagem apareceu pela primeira vez em 1967, na revista Detective Comics como Batgirl. Apenas em 1988 ela passou a se chamar Oráculo.

Eco

Surda, Maya Lopez levava uma vida feliz com o pai até ele ser assassinado pelo Rei do Crime, antigo sócio da família. Enganada pelo vilão, a jovem passou a conviver com ele e a tramar a vingança contra o Demolidor, que acreditava ter sido o assassino do pai.

Com a extrema habilidade de copiar as técnicas de lutas dos rivais e de ler lábios, tornou-se Eco e virou uma das principais vilãs das histórias em quadrinhos. Ao descobrir a farsa, mudou de lado e passou a combater crimes. Sua primeira aparição foi na edição número nove da revista Demolidor Vol. 2, de 1999.

Cyborg

Nascido Victor Stone, o herói era um atleta de futebol americano que, por conta de uma explosão, perdeu grande parte de seu corpo. Graças ao seu pai cientista, conseguiu substituir a massa perdida por componentes robóticos e tornou-se meio-humano e meio-máquina.

Criado pelas lendas Marv Wolfman e George Perez, o Cyborg está entre os heróis mais populares da DC Comics nos últimos anos. Nos quadrinhos, é o ex-líder dos Novos Titãs e membro fundador da Liga da Justiça desde o reboot dos Novos 52, em 2011. Inspiração para as crianças, Cyborg fez (e faz) muito sucesso na animação de TV Os Jovens Titãs."(https://www.einerd.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário