sexta-feira, 27 de abril de 2012

Casa de Dona Bem Bem

 O Casarão é conhecido como um dos mais tradicionais e confortáveis, tipicamente cuiabano. Retrata na sua majestosa construção todo o aconchego e receptividade do povo cuiabano.

Situado na antiga rua do Campo(atual Rua Barão de Melgaço) veio arrastando no seu bojo tanta tradição, que chega aos nossos dias como uma das mais tradicionais casas de festas de São Benedito de Cuiabá, ou simplesmente Casa de Dona Bem Bem, sendo esta ( Constança Figueiredo),entre os 13(treze) irmãos Novis Figueiredo, a mais popular.

 Os festeiros de São Benedito realizavam as festas isoladas em suas residências com muita fartura. A partir de 1974 resolveram escolher a mais típica casa cuiabana, a casa de Dona Bem Bem para realização anual, em conjunto, da festa do glorioso Santo, o que permaneceu até 1981.

 Construção: 1850. Estilo: Colonial Ocupação Atual: residência particular. Tombamento: Portaria Estadual nº 10/98 D.O. 08/06/98 e Portaria Federal nº10/92 D.O.U. 06/11/92. Situação Atual: Bom estado de conservação. Casa de Bem Bem, localizada na Rua Barão de Melgaço com fundos para a Rua Comandante Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário