sábado, 7 de abril de 2012

Pantanal - Um Show da Natureza


"O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Além disso, tem poucas montanhas o que facilita o alagamento.

 O Pantanal é uma das maiores extensões (secas) contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai.

Sua área é de 150.000  km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso onde localiza-se numa Cidade chamada Cáceres, o PORTAL DO PANTANAL onde o pantanal começa e tem uma parte da floresta amazônica.

 A região é uma planície pluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciada por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica."
                                         Tuiuiu - Ave Símbolo do Pantanal

Nenhum comentário:

Postar um comentário