quinta-feira, 5 de abril de 2012

Memorial JK em Brasília


" Inaugurado no dia 12 de setembro de 1981, data do aniversário de nascimento de Juscelino, é o único dos monumentos de Brasília onde se paga quantia simbólica como ingresso.

 O prédio é administrado pela família do expresidente, “o brasileiro do século”, que não deixou fortuna.

 Alguns pontos do Memorial devem ser observados, como o enorme tapete arraiolo (ponto da mais tradicional tapeçaria de Minas Gerais, terra natal do ex-presidente) e outros tantos espalhados no ambiente.

 O sistema de alarme infravermelho da biblioteca é poderoso e eficiente. A cripta do túmulo do ex-presidente inspira refletir sobre uma frase dele, registrada num dos painéis que adornam o escritório, no térreo: “Tudo se transforma em alvorada nesta cidade que se abre para o amanhã”.

O Memorial JK é um museu na cidade de Brasília projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília.

No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah. Apresenta obras projetadas por Athos Bulcão em sua área externa, um vitral desenhado pela artista Marianne Peretti sobre a câmara mortuária e uma escultura de 4,5 metros de autoria de Honório Peçanha."

Nenhum comentário:

Postar um comentário