quinta-feira, 26 de abril de 2012

Praça 8 de Abril

 Originalmente denominada Praça 8 de Abril, esse logradouro que fica entre as avenidas Getúlio Vargas e 31 de Março, no bairro Goiabeiras, passou a ser conhecido também como Praça do Chopão devido sua proximidade com um dos mais antigos restaurantes de Cuiabá. 

 Nessa praça existiu um tanque dágua que deu o nome a um dos históricos Bairros de Cuiabá, "O Lava-Pés", hoje Duque de Caxias, que fica em frente o 44º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, "Batalhão Laguna".

 Nela os tropeiros paravam para lavar os pés antes de se dirigirem área central de Cuiabá para os locais de maior movimento de populares como o Mercado Miguel Sutil (cruzamento da Avenida Generoso Ponce com a rua Joaquim Murtinho).

Eu estudava na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso, hoje IFMT, e desfilei no aniversário de Cuiabá, 8 de abril de 1978, e foi justamente nesse dia que ela foi inaugurada; aliás, o desfile terminou lá.

A nova praça traz uma escultura denominada Arvores de todos os povos. De autoria do poeta e escultor Vlademir Dias-Pino, que por mais de 40 anos viveu em Cuiabá, a escultura está fixada no centro de um círculo de fontes de água de diversas cores. 

 As informações contidas nesta matéria foram levantadas nos registros históricos do IPDU site oficial da Prefeitura e em artigos do poeta cuiabano Moisés Martins. 

Um comentário:

  1. Claudia! Saudações, me chamo Igor e sou aluno do IFMT, estou produzindo um trabalho acadêmico a respeito da praça Oito de Abril e gostaria de aproveitar seu conhecimento e experiência acerca das histórias que envolvem a praça. Por favor, caso tenha algum interesse entre em contato comigo - igor.prado198@gmail.com - aguardo ansioso.
    Desde já grato.

    ResponderExcluir