quarta-feira, 11 de abril de 2012

Morro de Santo Antônio de Leverger

 O Morro de Santo Antônio pode ser visto de Cuiabá, mas olhar a cidade lá de cima é maravilhoso. E eu já tive essa oportunidade há muitos anos atrás.

Numa manhã onde o sol não apareceu e o clima estava meio frio, subi com os eternos amigos da UFMT e mais alguns aventureiros. A subida é cansativa e lenta, entretanto, a visão é magnifica! Enquanto todos se preocupavam em beber água e devorar o lanche que levamos, eu fiquei apreciando essa dádiva da natureza.

 Tombado por lei estadual, o Morro de Santo Antônio de Leverger (35 quilômetros de Cuiabá) está a 500 metros acima do nível do mar.

 Sua imponência é um dos cartões postais do município margeado pelo rio Cuiabá e o Pantanal, além de ser lembrado em livros históricos sobre o desbravamento de Mato Grosso, como ponto de observação dos soldados mato-grossenses, que protegiam o estado de uma possível invasão de inimigos, durante a Guerra do Paraguai.

Apesar disso e de outras histórias importantes, que envolveram o Morro de Santo Antônio, o local, que continua sendo refúgio de pássaros e animais silvestres, corre riscos de depredação do próprio homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário