domingo, 22 de abril de 2012

Ilha de Paquetá RJ.

 A Ilha de Paquetá foi descoberta pelos europeus em 1555, pela expedição francesa fundadora da França Antártica. No entanto, a ilha já era habitada pelos índios tupinambás, que também viriam a ser conhecidos como tamoios. Estes chamavam a ilha de Paketá, que significa "muitas pacas"
Somente em 18 de dezembro de 1556, o rei francês reconheceu a descoberta de André Thevet, cosmógrafo membro da expedição francesa, sendo essa data até hoje considerada como aniversário da ilha.
Com a vitória dos portugueses contra os franceses, a ilha passou para o controle dos vencedores, que, em 1565, mesmo ano da fundação da cidade do Rio de Janeiro, a dividiram em duas sesmarias.
Em 1697, foi construída a Capela de São Roque, padroeiro da ilha.
Durante a Revolta da Armada, em 1893, a ilha foi ocupada durante seis meses pelos marinheiros sublevados, o que ocasionou diversos prejuízos para a população local.
 
Árvore Maria Gorda



                                         Eu estive lá e tentei abraçá-la...
 Pedra da Moreninha


Um belo e romântico mirante que foi imortalizado pelo romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, escrito e publicado em meados do século XIX.
 Casa de José Bonifácio

Visitação: Residência particular, visitação externa.

O Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrade e Silva, teria residido nesta propriedade de 1829 a 1831, antes de ser tutor dos filhos de D. Pedro I. A chácara é hoje uma residência particular e sua fachada pode ser apreciada da rua.

 Casa da Moreninha

  A área sempre foi importante reduto cultural da Ilha. Por décadas Ormy Toledo, sua idealizadora, recebia os senadores da capital Rio de Janeiro e promovia concorridos saraus com Lamartine, Silvio Caldas, Braguinha, Orestes, Radamés, etc. Por sua beleza única a Chácara tem sido locação para diversas filmagens incluindo a novela e o filme A Moreninha.
Eu me senti a própria Moreninha



























Nenhum comentário:

Postar um comentário