quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fazenda Descalvados em Cáceres


 Mato Grosso teve fazendas importantes durante o século XIX e a Fazenda Descalvados é uma delas.

  Ela  se destacou no cenário da produção pecuarista, pois possuía em média 200 mil cabeças de gado e abatia 20 a 30 mil rezes anualmente. 

Sua especialidade era a produção do caldo de carne. Toda a sua produção era exportada para a Europa e os produtos secundários, como o charque, eram produzidos somente para o consumo.

 O primeiro proprietário da Fazenda foi João Carlos Pereira Leite que a obteve por doação em retribuição pela luta na Guerra do Paraguai. Em 1895, Jayme Cibils Buchareo novo proprietário, se associa a um grupo belga e a exploração toma feições de uma indústria extrativista; sua especialidade era a produção do caldo de carne bomillon, como também o extrato sólido de carne. 

 Descalvados, assim como as demais fazendas históricas e usinas de açúcar estão situadas na Bacia Pantaneira, às margens do rio Paraguai e, é um dos mais significativos testemunhos da dinamicidade histórico/cultural de Mato Grosso.

 Construída por um conjunto arquitetônico eclético, rico por sua diversidade, a Fazenda segue os mesmos padrões das grandes fazendas de sua época: “Casa Grande”, “Morada dos Colonos”,“Armazém”, “Igreja”, “Praça”, “Oficina”, “Casa para Administração”, “Curral”, “Matadouro”, “Galpão”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário