segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cerejeira - Explosão de Beleza


"Cerejeiras são nativas de muitos países asiáticos, inclusive Japão, Coreia e China. O Japão tem uma grande variedade de cerejeiras (sakura); bem mais de 200 cultivares lá se acham.

  No Japão, cerejeiras eram plantadas e cultivadas por sua beleza, para adornar os pátios da nobreza em Kyoto, pelo menos desde 794. Na China, a ume, ou ameixeira chinesa, (na verdade, uma espécie de damasqueiro) era considerada a melhor, mas pela metade do século IX, a cerejeira havia substituído a ameixeira como a espécie favorita no Japão.

  Os japoneses acompanham as previsões sobre a frente assiduamente e saem de casa em grandes números para ir a parques, santuários e templos com a família e com os amigos para festejar e apreciar as flores. Festivais Hanami celebram a beleza da cerejeira e para muitos são uma chance de relaxar e aproveitar a bela vista. O costume do hanami já tem centenas de anos no Japão: a crônica do século VIII Nihon Shoki (日本書紀) fala de festivais hanami sendo celebradas desde o século III.

 O Japão deu 3 020 cerejeiras de presente aos Estados Unidos em 1912 para celebrar a então crescente amizade entre as nações.Essas árvores foram plantadas no Parque Sakura em Manhattan e estão ao longo da famosa Tidal Basin em Washington, D.C., e o presente foi renovado com mais 3 800 árvores em 1965.

 As cerejeiras continuam a ser uma popular atração turística (e objeto do Festival Nacional das Cerejeiras) quando elas estão com a floração completa no início da primavera. Além disso, o Parque Balboa de San Diego tem 2 000 cerejeiras que florescem do meio para o fim de março.

 As árvores estão no Balboa Boulevard em Van Nuys, Los Angeles, California. A Philadelphia é também lar para mais de 2 000 cerejeiras japonesas, metade das quais foram um presente do governo japonês em 1926 em honra do aniversário de 150 anos da independência americana, havendo a outra metade sido plantada pela Japan America Society of Greater Philadelphia entre 1998 e 2007.

 As cerejeiras da Philadelphia estão em Fairmount Park, e o Festival de Cerejeiras Subaru da Grande Philadelphia celebra as árvores desabrochantes. A Universidade de Washington em Seattle também tem cerejeiras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário