sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dinheiro em Penca

Em minha casa existe vasos de plantas em todos os espaços disponiveís. Meu pai gostava de cuidar delas e quando eu era pequena acreditava que as mãos dele eram mágicas. Hoje é minha mãe nossa "jardineira" e tudo que ela planta brota rápido e lindo.

Em nossos jardins, aqui existe três, tem todo tipo de plantas e o "dinheiro em penca" é uma delas. É uma planta herbácea e rasteira, de pequeno porte, alcançando apenas 5 a 25 cm de altura.

 Ela apresenta folhagem densa e muito ornamental, formada por caule ramificado, filamentoso e comprido, de coloração arroxeada e numerosas folhas cerosas, delicadas, pequenas e verde-arroxeadas, com a página inferior roxa. As flores do dinheiro-em-penca são brancas e pequenas e de pouca importância ornamental.

Sua popularização é crescente e diz-se que traz sorte e dinheiro para a pessoa que ganhar um vaso com a muda da planta, de presente.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera o frio, ventos fortes ou pisoteio.

 O cultivo sob sol pleno torna a planta excessivamente avermelhada e queima as folhas. Já sob sombra, ela perde o aspecto denso, crescendo com entrenós mais compridos. Aprecia adubações mensais na primavera e verão. Multiplica-se facilmente por divisão da ramagem enraizada ou estaquia.

Não sei se ela atrai realmente dinheiro, mas aqui em casa nunca ficamos sem dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário