sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Finalmente, Formados em História pela UFMT.

 Todos os jovens sonham em entrar para uma Universidade ao terminar o Ensino Médio. A familia acompanha o vestibular com ansiedade e mesmo que hoje em dia o ENEM tenha substituído o "velho" modelo, ao deparar com seu nome na lista de aprovados é indescritível!

Eu passei pelo modelo antigo, isto é, a primeira prova era de múltipla escolha; a segunda a redação e a terceira com dez questões específicas do Curso escolhido. No caso da História as perguntas eram cinco referentes a História e cinco de Geografia. Ao terminar eu tinha certeza que uma vaga era minha!.

Meus pais não tinham condições de pagar um cursinho, que nos anos 80 eram poucos, e aproveitei todo o conhecimento do Curso de Secretariado na Escola Técnica Federal de Mato Grosso. Sem contar que estudar na UFMT era o sonho de todos os jovens cuiabanos ou não.

Em 10 de março de 1985  cheguei na UFMT para cursar História e quatro anos depois lá estava eu junto com os colegas que se tornaram meus Amigos para sempre. Nós enfrentamos greves; tinhamos excelentes professores e alguns não tão bons; fizemos e participamos de tudo que a vida universitária nos proporciona. Ainda vou escrever sobre alguns de nossos bons momentos...
 Esta foto representa nosso sonho de juventude : a conclusão do Curso Superior. No caso, Bacharelado e Licenciados em História pela UFMT. Aqui estamos reunidos,dia 14 de janeiro de 1989, os sete grandes Amigos e a nossa Madrinha de turma Profª Drª Lucia Helena Gaetta; de vestido florido.

No dia 13 de janeiro de 1989, foi realizado um culto ecumênico na quadra de esportes e depois nos encaminhamos para o saguão do CLCH. Numa das paredes estava coberta por um pano, uma placa com os 13 nomes dos formandos que aceitaram ter o nome na mesma. Para a maioria dos alunos da História, placa era "coisa de burguês" e por isso nossa placa só tinha 13 nomes.

Aquela seria mais uma placa nos corredores da UFMT, não fosse pelos 13 nomes, da 1ª Turma de Bacharelados da 13ª Turma de História, formados no dia 13 de janeiro. O significado do número somente o tempo diria!

 Por ser a líder "espiritual" da turma,  fui escolhida para o discurso de improviso; logicamente que falei de forma emocionante... Hoje já não me lembro quais foram as palavras, mas todos ficaram com lágrimas nos olhos.

Na noite de 14 de janeiro estavámos reunidos na quadra de esportes,  todos os alunos dos mais de 40 cursos, exceto, direito e medicina que nunca se misturam com os mais "pobres". Eles que representavam a elite estudantil, até hoje são consagrados em locais diferentes da quente e desconfortável quadra de esportes.

A turma da "elite" não imagina como é divertido a Colação de Grau dos mais "pobres". Lá também tem os ensaios de entrada, juramento  e a demora é ígual; eles mandam a gente chegar cedo para entrar na quadra lá pelas 20:00 horas. A múscia, não me lembro qual, os lugares para sentarmos nas arquibancadas, tudo conforme ensaio.

No nosso caso, combinamos depois do juramento jogar confetes e serpentinas para o alto; nosso Curso não tinha capelo. A turma apreciadora da cerveja gelada, recebia de alguém da platéia; as conversas rolaram o tempo todo. Ninguém ouviu absolutamente nada dos discursos proferidos pelas autoridades presentes.

Depois do juramento, a saida tumultuada; as fotos com a família, amigos,  namorados... Estávamos finalmente formados, mas e agora? A maioria de nós já tinha um trabalho na educação, empresa, comércio, etc.; portanto, essa preocupação era só um detalhe. Eu pensava nos amigos, aventuras, conhecimentos, como seria nossa vida depois de todos aqueles anos? Feliz por um lado e triste por outro, pois os melhores anos de minha vida chegavam ao fim!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário