terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Praia de Copacabana

Eu adoro Cuiabá, a cidade onde nasci. entretanto, se algum dia me mudar daqui irei para o Rio de Janeiro. Não vou pelas praias, mas pela História que a cidade respira e inspira. A natureza exuberante e o mar é um eterno convite a reflexões.
 Na foto acima, estou abraçada a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade em plena praia de Copacabana.O sol do meio-dia deixa o banco quente, mas não resiste e me aconcheguei  ao cara.

A Praia de Copacabana localiza-se no bairro de Copacabana, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Considerada uma das praias mais famosas do mundo, é carinhosamente apelidada pela população de "Princesinha do Mar".

No século XVII, com a inauguração de uma ermida em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana, num rochedo no final da praia, o nome da praia e da região foi trocado para "Copacabana".

O desenho em curvas de sua calçada em padrão mar largo, simulando as ondas do mar, é conhecido no mundo todo. Foi, originalmente, concebido no século XIX, nas calçadas da Praça de Dom Pedro IV, mais conhecida como Praça do Rossio, em Lisboa, em Portugal, para homenagear o encontro das águas doces do Rio Tejo com o Oceano Atlântico, e implantado em 1901 no Largo de São Sebastião, em Manaus, pelos calçadeiros portugueses, em comemoração à Abertura dos Portos do Rio Amazonas (embora esta calçada já estivesse planejada desde a década de 1880, quando o Teatro Amazonas, concluído em 1896, começou a ser pensado).

Inicialmente  foram confeccionadas com pedras pretas (de basalto) e brancas (de calcita). Como as pedras vieram, inicialmente, das cercanias de Lisboa, elas receberam o nome popular de "pedras portuguesas", denominação que se mantém até hoje, apesar de elas já serem extraídas no próprio Brasil, atualmente.
  Em 5 de julho de 1922, a calçada da Praia de Copacabana foi palco de um evento marcante da história do país: a marcha dos dezoito revoltosos do Forte de Copacabana, que percorreram toda a extensão da praia desde o Forte de Copacabana até o Forte do Leme, para enfrentar as forças legalistas, no episódio que ficou conhecido como a Revolta do Forte de Copacabana.

Eu não podia deixar de vsitar o famoso Forte e fui com os colegas do Liceu Cuiabano para conhecê-lo.A arquitetura é magnifíca, sem contar que hoje o forte é um museu. Nós presenciamos até a troca da guarda que por sinal é bastante emocionante.
Na ala reservada a história do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, fui clicada e a partir daqui nada mais de fotos. A visita é uma verdadeira aula de história sobre o Brasil Republicano.












Nenhum comentário:

Postar um comentário