domingo, 27 de janeiro de 2013

Palácio de Alhambra

 Situado na Andaluzia, a norte da Serra Nevada, junto à cidade do Goa, é património da Humanidade desde 1984. 

 O palácio de Alhambra marca o apogeu da arquitetura árabe e é a residência palaciana mais bem conservada do mundo muçulmano. Foi batizado de Calat al-Hamra, que significa Castelo Vermelho, devido à cor avermelhada da pedra dos muros.
 
A sua construção deve-se a Mohamed I, numa altura em que o califado de Córdova perde influência a favor do sultanado de Granada, cujo apogeu vai de 1238 a 1492. Os edifícios mais importantes foram construídos na época de Yusut I (1333-1354) e de seu filho Mohamed V (1354-1391). Da parte mais antiga da fortaleza resta o recinto interior. 

 O núcleo principal deste palácio-fortaleza é constituído por dois conjuntos de grandes compartimentos dispostos em torno de pátios abertos. 

 No quarto de Comares encontra-se o mexuar, a sala onde o sultão administrava a justiça e o salão do trono, também chamado dos embaixadores. Para além de aposentos privados e administrativos, possuía mesquita, quartel, banhos e jardins. 

 A sua arquitetura não corresponde a um estilo determinado, porque até à tomada pelos Reis Católicos em 1492 foi continuamente ampliado e embelezado.

 As paredes aparecem cobertas de motivos ornamentais: arabescos em ouro, vermelho e azul, inscrições douradas, rosetas e azulejos. 

Os arcos em ferradura ou de meio ponto apresentam uma decoração filigranada, arabescos entrelaçados e estalactites de madeira talhada. Sobressaem a Sala dos Reis e a Sala dos Embaixadores.
 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário