domingo, 20 de janeiro de 2013

Museu do Farol da Barra - Bahia

A primeira capital do Brasil, Salvador na Bahia, é fascinante não só pela história da ocupação portuguesa nas Américas, mas também pelos pontos turísticos que ela possui.

A Bahia tem praias lindas, monumentos de cair o queixo e o Museu Naútico é um deles.Instalado no Forte de Santo Antônio da Barra, mais antiga edificação militar do Brasil, cuja construção data de 1534.

 O Museu Náutico da Bahia é único do gênero em todo o estado, reunindo valioso acervo de achados arqueológicos submarinos,uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas de embarcações de variada origem e uma mostra permanente relativa à geografia, história, antropologia e cultura da Baía de Todos os Santos, além da vida marítima, militar e administrativa da cidade de Salvador.

O Farol da Barra está encravado no centro do Forte de Santo Antonio, antiga ponta do Padrão, onde foi assinalada a posse da terra brasileira pelo rei de Portugal.

Primeira fortaleza construída na Bahia, do seu terraço domina-se grande extensão do oceano, motivo pelo qual sua primeira função foi dificultar e impedir a entrada do inimigo na barra. Nesse tempo, o forte possuía o maior canhão da Bahia, capaz de disparar balas de 24 libras.

Quando você olha do lado de fora não imagina a riqueza histórica que existe em seu interior. Se usarmos a imaginação é possível vislumbrar os marinheiros nas caravelas singrando os sete mares.

 Alguns instrumentos de navegação podem ser vistos no museu e eu me deixei fotografar ao lado de vários.
Como todo museu é um lugar incrível e vale a pena visitar para conhecer um pouco mais sobre a História de nosso país.










Nenhum comentário:

Postar um comentário