domingo, 6 de janeiro de 2013

Praça Paris no Rio de Janeiro


 O Rio de Janeiro é realmente uma cidade maravilhosa e acredito que Deus estava de "bom Humor" quando moldou a natureza ali! Os monumentos históricos são incomparáveis e as praças, passeios são uma deleite para os olhos e a mente.

A Praça Paris é um logradouro do bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Foi construída em 1926 com projeto do urbanista francês Alfred Agache, durante a gestão do prefeito Antônio Prado Júnior.

Esse projeto reproduzia o traçado e a elegância de um jardim parisiense, abrigando em seus espaços grande número de amendoeiras de grande porte. O local abriga esculturas e monumentos como bustos, estátuas em mármores e um chafariz instalado em um lago de 1.600m².

 As galerias da Praça Paris têm traçado geométrico e  o  local tem ornamentos reproduzidos dos originais no jardim do Palácio de Versalhes, como os golfinhos do chafariz e as esculturas em mármore carrara que representam as estações do ano.

A praça foi restaurada e reinaugurada em 1992, quando foi cercada por grades, visando à sua preservação.

A praça foi erguida sobre um aterro. Em princípio, ia das avenidas Rio Branco e Beira Mar até a rua da Glória. Posteriormente, foi encurtada para dar lugar à praça Marechal Deodoro da Fonseca. A praça foi concebida como uma joia da belle époque, construída quando era prefeito do Distrito Federal Antônio Prado Júnior, entre 1926 e 1930.

Na época da construção do metrô, a praça foi completamente destruída, mas foi refeita a partir de 1992. É um local muito procurado por desportistas e caminhantes. Favorece o treinamento de corrida devido ao piso de terra batida.

Para quem nunca esteve numa praça em Paris a sensação é de ter cochilado no Rio e acordado em Paris























Nenhum comentário:

Postar um comentário