sexta-feira, 20 de março de 2015

Dia Mundial do Contador de História

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Contador de História. A data surgiu  na Suécia, no ano de 1991, quando foi organizado um grande evento literário com o objetivo de promover a narração oral e estimular a formação de uma rede internacional de narradores.

De certa forma eu também sou uma contadora de Histórias e tenho muito orgulho de poder despertar a curiosidade dos alunos sobre a História de todos os povos. Como diz Cristina Gouveia "contar histórias é compartilhar experiências e descobrir o mundo pelas palavras de outra pessoa. É viajar sem precisar sair do lugar."

Quando eu falei da data para meus alunos da Oficina "Lendo e Entendendo", me felicitaram e logicamente eu agradeci; eles confundiram contador de histórias com historiador. Ou será que eles realmente me veem como uma exímia contadora de histórias?

"Contar uma história é mais que entreter  pequenos ouvintes. É transmitir valores, lições, informações importantes para uma vida" Para a contadora de história Clara Haddad "os contos de fadas falam de situações que nos transmitem profundas lições sobre nós mesmos e sobre o mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário