terça-feira, 31 de março de 2015

126 Anos da Torre Eiffel

"Nesta terça-feira, a estrela da Cidade Luz completa 126 anos de existência. Inaugurada em 31 de março de 1889 por ocasião do primeiro centenário da Revolução Francesa, ela foi parte integrante da Exposição Internacional.

Símbolo da capital francesa, a torre é feita de aço forjado e foi projetada por Fréderic August Bartholdi e Gustave Eiffel, que empresta seu nome à estrutura. 

A Torre Eiffel era a maior construção humana do mundo na época, com 324 metros de altura e peso superior a 10 mil toneladas. O título de estrutura mais alta do mundo só foi perdido pela torre 41 anos depois, quando foi inaugurado, em Nova York, o arranha-céu Chrysler Building. 

 Em Paris, a estrutura da Torre Eiffel “reinou” nas alturas por décadas, tendo permanecido como a construção mais alta da cidade até 1973, quando foi inaugurada uma torre militar de transmissão em Saissac. Atualmente, o viaduto Millau é ainda mais alto, com 343 metros. 

 É possível subir de escada até o topo da torre Eiffel, mas são nada mais, nada menos que 1.665 degraus. Não por acaso, a maior parte dos turistas prefere subir ao topo da torre com ajuda de um elevador. 

A construção da torre levou exatamente 2 anos, dois meses e cinco dias – 180 anos a menos do que uma outra grande atração turística parisiense, a catedral de Notre Dame. 

Durante a ocupação nazista em Paris, na Segunda Guerra Mundial, entre 1940 e 1944, os cabos dos elevadores da torre foram cortados, sendo que a visitação foi proibida ao público. Foi também nesta época que o topo da torre foi ocupado por uma suástica nazista. 

A cada sete anos a torre Eiffel é pintada para manter o “visual”. Para isso são necessárias 60 toneladas de tinta! 

 Os brasileiros estão entre os que mais visitam a torre. O ranking de turistas, por nacionalidade, que mais visitam a estrutura anualmente é o seguinte: 1º lugar: franceses, com 10,4%; 2º lugar: italianos e espanhóis, com 8,1% cada; 3º lugar: norte-americanos, com 7,9%; 4º lugar: ingleses, com 7,4%; 5º lugar, alemães, com 5,8% e em 6º lugar: brasileiros, com 5,5%."(Terra Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário