quarta-feira, 4 de março de 2015

Por Dentro da Saga: O Senhor dos Anéis

Hoje vamos relembrar a mais famosa saga lançada nos anos 50 do séc. XX e alcançou o séc. XXI com a mesma vitalidade e emoção inicial... E como já escrevi anteriormente, eu a leio duas vezes por ano.

"A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien, foi publicada pela primeira vez em 1954. Depois, vieram As Duas Torres, no mesmo ano, e O Retorno do Rei, em 1955. Ao todo, foram 150 milhões de cópias vendidas. Ou seja, cerca de 50 milhões para cada volume. Mesmo na média anual, Frodo leva a melhor: 2,5 milhões de livros por ano.

 Estranhamente, Tolkien teve mais reconhecimento por O Hobbit e O Silmarillon, derivados da saga-mãe. Anéis só levou o Internacional Fantasy Award de 1957. Os filmes, porém, bombaram: A Sociedade do Anel, de 2001, recebeu 86 prêmios; As Duas Torres, 76; e O Retorno do Rei, 122 (incluindo 11 Oscars). Total: 284 vitórias.

É dificil encontrar um universo ficcional tão completo quanto A Terra Média. Além da abrangência geográfica (como lugares como o Condado e Rivendale), há a cronológica, com histórias em várias eras (Anéis se passa no fim da Terceira). Humanos, anões, hobbits, elfos, orcs e várias outras raças usam dez línguas criadas por Tolkien.

O Google encontra 131 milhões de citações de "The Lord of the Rings" na web . No Facebook, a página dos filmes tem mais de 13 milhõs de curtidas, e a dos livros, mais de 5 milhões. Há cerca de 51 mil registros no Fanfiction.net, site que reúne histórias inspiradas nesse universo escritas por fãs.

A loja oficial da Warner Bros. apresenta uma variedade maior de itens, incluindo abajures, fantasias, canecas, saleiros, relógios, pantufas e uma linha extremamente bem-sucedida de kits Lego. Outra empresa, Middle Earth Enterprises, tem acordo com mais 17 parceiros, incluindo fabricantes de chás e vinhos".(Revista Mundo Estranho - 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário