sexta-feira, 6 de março de 2015

Mais um Patrimônio da Humanidade Destruído

Como todo Historiador ao redor do mundo, estou chocada com os atos de vandalismo provocado pelos membros do Estado Islâmico. E se continuarem destruindo o passado Histórico das Antigas Civilizações, em breve não vai sobrar nada para se visitar nos museus...

 "A Unesco condenou com veemência nesta sexta-feira (6) a destruição da cidade de Nimrud pelo grupo Estado Islâmico (EI) e considerou a ação "um crime de guerra". A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura também falou que o ato dos extremistas é uma "barbárie" e que a comunidade internacional não pode ficar "calada".

Nimrud está localizada nas margens do rio Tigre e fica a 30 quilômetros de Mossul, segunda maior cidade do Iraque, controlada desde junho passado pelos combatentes do grupo Estado Islâmico.

Erguida por volta do ano 1250 antes da era cristã, a cidade de Nemrud se tornou, quatro séculos mais tarde, a capital do império neo-assírio, que era na época o Estado mais poderoso do mundo e que cobria um território que englobaria atualmente a Turquia, o Egito e o Irã.

A maior parte dos vestígios do famoso sítio arqueológico, investigado desde o final do século 19 por arqueólogos, foi retirada do Iraque. Entre eles, os Touros Alados que se encontram no Museu Britânico de Londres. Para Bagdá foram levadas centenas de pedras preciosas e peças de ouro.

Para os especialistas, as destruições do patrimônio histórico e cultural do Iraque pelo grupo Estado Islâmico são comparáveis à destruição dos Buda de Bamiyan pelos talibãs, em 2001, no Afeganistão."(www.correiobraziliense.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário