quarta-feira, 8 de abril de 2015

CUIABÁ: 296 ANOS

Eu amo minha cidade natal e sempre repito que quando enjoar de morar aqui irei para o Rio de Janeiro, minha cidade do coração. Aqui só falta o mar, pois o resto dá-se um jeito diz o ditado popular... Minha Cuiabá de 40º C, tem História, Tradições e muita, muita Cultura.

Quando estudamos a História de Mato Grosso sempre começamos pela chegada dos bandeirantes em S. Gonçalo Velho, S. Gonçalo Beira Rio de hoje, e a descoberta do ouro nas barrancas do rio Coxipó e depois o surgimento do primeiro núcleo de povoamento dos bandeirantes: o Arraial da Forquilha.
Em 2014,  levamos os alunos dos 3ºs Anos para conhecer o Arraial e estamos diante do local onde foi erguida a primeira Igreja de Nossa Senhora da Penha de França.
Chapada dos Guimarães, Serra Acima, nos encanta com suas cachoeiras e clima europeu.
O Pantanal é mundialmente conhecido e admirado e durante o mês de maio e junho se não levar casaco pode-se congelar...
Aqui tem uma Mesquita Muçulmana, onde todos somos muito bem recebidos, bastando apenas respeitar suas normas como usar blusa de mangas comprida e calças e tirar os sapatos...
Esse véu que eu vesti para adentrar a Mesquita é quente...
Temos em Várzea Grande uma Comunidade à beira do Rio Cuiabá chamada Bom Sucesso, onde é possível saborear uma peixada deliciosa acompanhada de um pirão divino!
Em minha Cuiabá tem as comidas mais gostosa do mundo: farofa de banana da terra, carne com banana verde e arroz sem sal, pequi com arroz e outras...
E os doces então?
Hoje, os cuiabanos já não sentem vergonha de sua Cultura, de seu falar típico: uma mistura de índio, branco português e negros. É por tudo isso que AMO MINHA CUIABÁ de 296 Anos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário