quinta-feira, 30 de abril de 2015

Eu Adoro Chapéus

Dentre alguns dos hábitos do Séc. XIX e início do Séc. XX que eu adoro, está o uso de chapéus tanto por homens quanto por mulheres. Ele dá um ar de elegância e até um certo respeito e como diz o 40forever" A Belle Époque, iniciada no fim do século XIX, teve duração até 1914, início da Primeira Guerra Mundial.

Conhecida como Bela Época (do Francês), o período caracterizado na Europa refletia as mudanças sociais e culturais, nos pensamentos, na arte, arquitetura e, é claro, na indumentária.
O período da Belle Époque era considerado um momento de paz entre os países da Europa e uma época de evidenciar a beleza.
Outra caracterização da Belle Époque era o luxo e ostentação demonstrada pela classe alta. 

As  primeiras chapeleiras surgiram apenas no final do século XVIII quando pessoas de qualquer classe social começaram a usar chapéu. Nos anos 30 o chapéu começou a fazer parte do vestuário feminino. No inverno os chapéus de veludo, pele ou feltro servem para esquentar, e no verão os de palha ou tecido para proteger do sol.

No Brasil, apesar do sol quente em que vivemos, não temos muito este hábito. Eu acho muito elegante usa-lo para um casamento no verão, que começa durante o dia, ou num almoço no campo. Tudo na vida é uma questão de bom senso, e como chapéu à noite não tem nenhuma utilidade, a regra é retira-lo e JAMAIS usa-lo à noite, teatro e cinema ou à mesa das refeições" (www.40forever.com.br). 

Eu particularmente ainda me sinto como uma dama da sociedade do inicio do séc. XX e sempre gostei de chapéus. E fico indignada que aqui em Cuiabá faz sol o ano inteiro e as temperaturas chegam aos 40º C e é muito raro encontrar alguém usando guarda-sol ou chapéus.

Quando eu ganhei de meu sobrinho um chapéu de tecido tipo Fedora, resolvi iniciar uma coleção, que ainda não está completa, e toda vez que uso provoco uma sensação de surpresa nas pessoas. E acredito se usar com mais frequência irei inspirar mais gente a fazer o mesmo, não só para proteger-se do sol forte, como para inovar no estilo vestir-se.

Eu tenho chapéu de palha para o verão na praia
 Eu tenho um chapéu cloche preto  que comprei em Belo Horizonte
Um fedora clássico de palha bege
Um marrom
Um cinza
Um xadrez que ganhei da profª Maria Kaeffer
Um flopp preto e um branco que ganhei das profªas Monika e Janaína
Um de tecido bege que ganhei de meu sobrinho André.
Um camuflado para usar no pantanal





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário