quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dia Internacional do Livro Infantil

Desde a adolescência que cultivo o hábito de ler; aprendido com meu pai que era um leitor voraz. Quando ganhei minha primeira coleção de clássicos, que ainda tenho, eu ainda não dominava totalmente  a leitura e ficava olhando as figuras e sonhando com o momento em que saberia o significado daquelas letras...

Minha coleção de clássicos não era de Contos de Fadas, estes eu ouvia minha vizinha contar ao anoitecer, uma vez que as 21 horas tínhamos que estar na cama. E quando meus sobrinhos, recém-nascidos,  vieram morar em minha casa, todas às noites eu lhes contava um Conto diferente.

"O dia 2 de abril foi escolhido em homenagem ao nascimento de Hans Christian Andersen, em 1805. O escritor dinamarquês é considerado o primeiro autor a romancear as fábulas voltadas especialmente para crianças. Assim como as histórias antigas, Andersen também se preocupava com a transmissão de moral e valores, ressaltando a disputa entre poderosos e figuras mais fracas. Calcula-se que o dinamarquês tenha escrito mais de 156 histórias, entre elas O Patinho Feio , A Pequena Sereia , A Roupa Nova do Rei e A Polegarzinha.

Uma das mais famosas homenagens ao escritor é uma estátua da Pequena Sereia, em bronze, que desde 1913 permanece sentada em uma rocha da baía da capital dinamarquesa. Com 1,25 metros de altura, a estátua é símbolo da cidade e do país."(Notícias terra.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário