quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Neil Gaiman e o Senhor dos Anéis

"Neil Gaiman é um conhecido escritor de romances e quadrinhos de origem inglesa, que mora atualmente nos E.U.A. Dentre suas obras conhecidas estão Stardust, Deuses Americanos, o livro do cemitério  e outras. Nos quadrinhos é conhecido por ser o autor de Sandman e como roteirista participou do filme animado Beowulf  lançado em 2007.

O que chama a atenção é que ele por diversas vezes admitiu sua influência e sua verdadeira admiração pelas obras de J.R.R.Tolkien, se considerando um fã e atribuindo a Tolkien a origem de sua criatividade como profissional e escritor de fantasia.

Em um discurso, em 2004, realizado na Mythopoeic Society, Neil Gaiman explicou como conheceu Tolkien e como ele se tornou algo importante em sua vida:
"Quando eu tinha nove anos mudei de escola, e eu encontrei na biblioteca uma cópia maltratada e extremamente velha de O Hobbit. Comprei-a da escola em uma venda da biblioteca por um centavo, juntamente com uma cópia antiga dos Plays de WS Gilbert, e eu ainda tenho isso.
Passou um ano ou mais antes de descobrir os dois primeiros volumes de O Senhor dos Anéis, na biblioteca principal da escola. Eu os li. Eu os li varia se varias vezes: eu  terminava As Duas Torres e começava novamente no início de A Sociedade do Anel. Eu nunca cheguei ao fim. Esta não foi tão difícil quanto possa parecer – Eu já tinha entendido com Peter S. Beagle, em um ensaio no Tolkien Reader, que tudo iria ficar mais ou menos bem. Ainda assim, eu realmente queria ler por mim mesmo."
Continuando seu discurso, Neil Gaiman ressalta sua empolgação ao ler o final do Senhor dos Anéis, e o quanto isso representou na sua juventude:

"Quando eu tinha treze anos eu ganhei o prêmio de Inglês da escola, e fui autorizado a escolher um livro. Eu escolhi O Retorno do Rei. Eu ainda o possuo. Eu só o li uma vez, contudo – emocionado ao descobrir como a história terminou – porque na mesma época eu também comprei a edição em brochura em um volume. Foi a coisa mais cara que eu tinha comprado com meu próprio dinheiro, e foi essa que eu agora leio e releio.

Cheguei à conclusão de que O Senhor dos Anéis foi, provavelmente, o melhor livro que já se poderia ter escrito, o que me colocou em uma espécie de dilema. Eu queria ser um escritor quando crescesse. (Isso não é verdade: eu queria ser um escritor logo) E eu queria escrever O Senhor dos Anéis. O problema é que ele já havia sido escrito."(tolkienbrasil.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário