quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O Carro "Maldito" de James Dean

"Lenda e mistério se misturam na história do Porsche 550, um esportivo lendário que em sua forma original, participou de nada menos que 10 filmes e foi eternizado (ou eternizou?) por James Dean, o “rebelde” dos anos 50 com carreira promissora em Holywood. A versão 550 RS Spyder é a mítica, que o famoso ator morreu na Califórnia.

Além do filme James Dean (que conta a história do ator) em 2001, participou ainda das produções Checkpoint (1956), Une chance sur deux (1998) e o The Car Show de 2011. O Porsche 550 RS Spyder de Dean foi comprado em 1955 e personalizado por George Barris, famoso preparador de carros de Hollywood, que colocou nele o número 130 e a inscrição “Little Bastard”. Dean queria correr em competições com o novo bólido.

Quando ia para uma corrida em Salinas, California preferiu ir dirigindo o carro com seu amigo e mecânico Rolf Wütherich. Durante a viagem, fizeram algumas paradas e Dean levou até uma multa por excesso de velocidade. Em uma intersecção na estrada, com o por do sol atrás de si, Dean e Wütherich foram surpreendidos por um Ford Tudor 1950 que estava cruzando a pista. Não houve tempo para desvios. Com o impacto, James Dean acaba falecendo logo depois e os outros dois envolvidos apenas feridos.

O Porsche 550 ainda estava em seus primeiros dias e não era a lenda que se tornou mais tarde. Mas a partir daí, ficou mundialmente conhecido. Além da boa fama, tanto nas pistas quanto com a relação ao ator, o bólido tinha um desempenho fora do comum para os carros da época, mas os restos do exemplar do astro do passaram uma imagem bem sinistra após o acidente.

A pessoa que comprou o motor bateu o carro que havia sido equipado com a peça logo na primeira viagem. O dono do câmbio bateu também, mas sobreviveu. Algum tempo depois, morreu o motorista do Ford Tudor, também em acidente de carro. O motorista do caminhão de guincho que ia retirar o carro, também morreu. Isso sem contar pessoas feridas nas muitas manobras para colocar o resto do Porsche em caminhões, inclusive um quebrou duas pernas.

Depois de Dean, o carro foi comprado pelo próprio Barris, que havia personalizado o carro para o ator. Ele emprestava o veículo danificado para exposições sobre segurança no trânsito. Em um dos eventos, o carro teria caído do estande e ferido um adolescente. Por fim, por volta de 1960, o Porsche 550 RS Spyder seria enviado da Flórida para a Califórnia em um caminhão baú especialmente lacrado.

Nunca foi visto depois disso. Uma investigação posterior, determinou que ele nunca foi embarcado, visto que o caminhão rodou vazio a viagem inteira. Alguns anos depois, um argentino afirmou ter o carro, mas na realidade ele tinha o resto de um Jaguar batido, que supostamente teria tido peças do carro de Dean… Coincidências? Enfim, o fato é que tudo isso daria um filme, não acha? Mas e o astro dessa história"(www.noticiasautomotivas.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário