terça-feira, 22 de março de 2016

Banda Nazareth no Brasil

 Mais uma banda de rock dos anos 1970 vai desembarcar no Brasil e bem que eles podiam vir tocar aqui em Cuiabá... E se é rock clássico já tocou em Supernatural, por exemplo Love Hurts na 11x13; “Hair Of The Dog" na 2 x 8.
"O Brasil vai receber em maio a turnê do grupo Nazareth, a maior banda de rock escocês de todos os tempos. Sucesso com hits como “Love Hurts”, “Where Are You Now” e “Dream On”, entre diversos outros dos quase 50 anos de carreira, os veteranos desembarcam no país para uma turnê rápida, mas marcante.

Nazareth foi a primeira banda a tornar o rock escocês conhecido internacionalmente, abrindo caminho para outros muitos grupos da Escócia, tais como Big Country, Simple Minds etc.

A formação atual é composta por Jimmy Murrison, guitarrista que tocou por mais tempo na história da banda; Lee Agnew, baterista desde o falecimento de Darrel Sweet em 1999; Pete Agnew membro da banda há tanto tempo que nem ele se lembra; e o novo cantor, Carl Sentance que se uniu ao grupo em 2015, depois que Dan McCafferty se aposentou por problemas de saúde.

Os integrantes originais do grupo vieram juntos com a banda de Pete Agnew, chamada The Shadettes, em 1968, e mudaram de nome para Nazareth em 1970.

Eles fizeram turnê com o Deep Purple no início dos anos 70, onde conheceram Roger Glover, que produziu o álbum de estreia da banda, chamado “Razamanaz”, em 1973. O disco incluía os hits “Broken Down Angel” e “Bad Bad Boy”, entre outras.

No final do mesmo ano, lançaram o segundo trabalho, “Loud’n’Proud”, que trazia no repertório a música “This Flight Tonight”, que se tornou um sucesso imenso por toda a Europa, levando-os ao topo das paradas da Alemanha. Também foi um grande sucesso no Canadá, onde o grupo se tornou a primeira banda estrangeira a fazer uma turnê no país inteiro, de costa a costa e bateram recorde de venda, esgotando os ingressos mais rápido que os da turnê do Elvis Presley, por exemplo, que havia se apresentado recentemente no país. O fato marcou tanto a Nazareth, que até hoje se pode escutar nos camarins da banda piadas como ”mais rápido do que o Elvis”.

Então veio o disco “Rampant” com uma turnê massiva de lançamento que foi vista em 50 shows por nove países pela Europa e Escandinávia.

O lançamento da música “My White Bicycle” logo virou um hit no Reino Unido e Alemanha. Eles estavam naquele momento com uma crescente popularidade no mundo, mas ainda não tinham alcançado aquele reconhecimento americano que todas as bandas precisam para provar que são um sucesso mundial.

O álbum clássico que os tornou aclamados internacionalmente foi o próximo, “Hair Of The Dog”, em 1975. A música título do álbum, popularmente conhecida como “Sonofabitch” por conta de versos da canção, virou uma marca nas rádios de rock pelo mundo afora.

Muitas bandas que vieram depois falaram o quanto esta música as influenciou. Entre elas, fãs assumidos da Nazareth, os norte-americanos do Guns N’ Roses gravaram um cover do hit no álbum “The Spaghetti Incident?”.

A versão americana de “Hair of the Dog” contém a linda música “Love Hurts”, que continua sendo considerado um hino romântico até hoje. O megahit se tornou um sucesso mundial, chegando a ao primeiro lugar em seis países e ficou no topo por 60 semanas no ranking norueguês.

Em 1982, a banda lançou “Dream On”, outra canção que se tornou muito conhecida por toda a Europa.

De 1971 até agora, a banda Nazareth gravou 23 álbuns, conquistando discos de platina, ouro e prata por todo o mundo, sendo que somente no Canadá recebeu três discos de platina e oito de ouro.

Seu último lançamento, “Rock’n’Roll Telephone”, de 2014, foi simplesmente descrito pela imprensa mundial como “mais uma obra de arte” e nós deixaremos assim.

Por mais de cinco décadas, a banda Nazareth tocou milhares de vezes em concertos ao redor do mundo, desde clubes de rock até estádios. Quando são perguntados se já tocaram em alguma determinada cidade, Pete responde: “Se tem energia elétrica, nós já tocamos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário