sábado, 5 de março de 2016

Museu dos Dinossauros de Peirópolis/MG

 Eu estou trabalhando com os alunos dos 1ºs anos sobre a vida na Terra e quando menciono a presença dos dinossauros sempre vem a clássica pergunta "professora, os dinossauros existiram mesmo"?  As explicações que utilizo para provar a existência dos temíveis dinossauros são demoradas e por fim recomendo a Saga Jurassic Park, afinal são filmes extremamente maravilhosos.

Aqui em Cuiabá nós temos o Museu de Arqueologia e Paleontologia Casa D. Aquino, já postei sobre ele aqui, entretanto, o de Peirópolis é incrível...








 "A cidade de Uberaba (a 150 quilômetros de Franca) é bastante conhecida pela criação de gado, mas tem outros atrativos que agradam crianças e adultos. Trata-se do Museu dos Dinossauros, localizado no bairro Peirópolis – antiga fazenda e estação de trem que no início do século XX era centro produtor de calcário.
Inaugurado em 1992, o Museu dos Dinossauros abriga fósseis originais encontrados nos sítios arqueológicos da região e réplicas que ajudam a entender a vida na Terra há cerca de 70 milhões de anos.

A cidade deu nome a um desses fósseis, o Uberabasuchus terrificus, ou o terrível crocodilo de Uberaba. Cerca de 70% do seu esqueleto está preservado e estudos indicaram que o animal teria atingido 2,5 metros de comprimento e 300 quilos.













O Museu de Peirópolis abrigada também um fêmur do Uberabatitan ribeiroi, até o momento o maior dinossauro encontrado no Brasil; ovos fósseis, e ossos do que seria uma preguiça gigante, que foi reproduzida em tamanho natural – a eremotherium laurillardi.
 Na região também foi achada ossos fossilizados de uma tartaruga, a Cambaremys langertoni, cujo nome homenageia um morador de Peirópolis que coletou fósseis entre os anos 1960 e 1980, Lagerton Neves da Cunha.
Nos jardins do Museu as crianças podem admirar a obra do artista Norton de Azevedo Fenerich, que construiu um Titanossauro em tamanho natural o que garante uma boa foto de lembrança do passeio."
( gcn.net.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário