sexta-feira, 25 de março de 2016

Salve Tolkien e sua Literatura Maravilhosa

 Hoje o dia amanheceu chovendo e um ventinho gelado nos obrigou a vestir uma blusa de mangas compridas... É sexta - feira Santa e no rádio toca uma música suave; aproveito para repetir um gesto de todos os anos: ler o Mestre da literatura - J.R.R. Tolkien. 

Eu continuo cumprindo esse ritual em todos os dias 25 de março pois "foi justamente nessa data que ocorreu a derrota de Sauron e o fim da Guerra do Anel nas histórias de O Senhor dos Anéis. É o início da quarta era, o início de dominação dos homens na terra.

Assim é uma data de alto significado no mundo do Tolkien. É um marco histórico dentro da ficção tolkieniana. Nessa data também foram fundadas e criadas várias homenagens ao professor Tolkien.

O dia 25 de março é comemorado religiosamente também, especialmente pelos católicos, religião praticada por Tolkien. Nessa data comemora-se o dia da anunciação a Virgem Maria, o dia em que a Virgem Maria foi visitada pelo anjo Gabriel e foi informada do nascimento de Jesus Cristo.Quando o calendário “Anno Domini” foi criado por Dionysius Exiguus no ano de 525 d.c, ele afirmou que o começo do ano novo seria 25 de março, já que de acordo com a teologia católica a era da graça começou com o a encarnação de cristo."

Os verdadeiros amantes de Tolkien não esquecem essa data e eu sou uma delas. Mesmo que saiba de cor todas as passagens do Senhor dos Anéis a emoção é sempre a mesma.  E ainda que meu ator favorito Viggo Mortensen/Aragorn tenha feito críticas aos filmes em 2014...

"Peter sempre foi aficionado por efeitos especiais. Quando ele conseguiu os meios para fazê-los e a tecnologia estava desenvolvida o suficiente, ele nunca olhou para trás. Em A Sociedade do Anel, temos Rivendell, e Mordor, claro, mas há qualidade orgânica nos filmes, atores interagindo uns com os outros, e cenários reais. O segundo filme já começou a exagerar no cromaqui, na minha opinião, e o terceiro tinha efeitos demais. Era grandioso e tudo o mais, mas a sutileza do primeiro filme se perdeu nas sequências. Em O Hobbit, então, tudo isso está elevado à décima potência", disse o ator."

Eu AMO todos os 3 FILMES E RECOMENDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário