domingo, 6 de março de 2016

Niède Guidon - Mulher e Arqueóloga

No dia 8 de Março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Raramente vemos a foto de uma das maiores arqueólogas do Brasil sendo homenageada nesse Dia tão importante.

"Na altura de 1963 uma jovem brasileira de ascendência francesa - Niède Guidon -, recém-formada pela USP em História Natural sabe da existência de sítio arqueológico situado no município de São Raimundo Nonato, no sudeste do Piauí. Localizada a 525 km de distância de Teresina.


Niède prossegue seus estudos em Sorbonne, e especializa-se em arqueologia pré-histórica. Dez anos depois, começa seus trabalhos de exploração e investigação na região, fazendo parte da Missão Arqueológica Franco-Brasileira.


De lá para cá a sua vida se interligou com a desta região. Graças a sua visão, esforços, luta incansável, ousadia, enfrentando toda sorte de obstáculos (até ameaças de morte), defendeu e conquistou, com o endosso de outros pesquisadores, a transformação da região num parque nacional.


O Parque Nacional da Serra das Capivaras (a partir de 1991 declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco), com 120 mil hectares, possui ótima infraestrutura, com bastante sinalização. Nesta Serra e ao redor são mais de 1334 sítios arqueológicos. No parque os turistas podem conhecer 172 deles, e 17 possibilitam a visita por cadeirantes.

Afora os sítios arqueológicos e as pinturas rupestres únicas - testemunhas de nossos ancestrais - algumas de 29 mil anos, como as inscritas ao longo de 70 metros no Boqueirão da Pedra Furada, as belezas do local são inúmeras: falésias, cânions, grutas, além do ecossistema de caatinga. Mas que recebe apenas de 20 a 25 mil visitantes por ano.


Ambiente que registra não só a presença dos humanos (há debate sobre a datação e o tipo de achados que recuariam até mais de 60 mil anos), mas também a de espécimes de uma megafauna como os ossos de preguiças gigantes, tigres-dentes- de-sabre e vários animais extintos há milhares de anos.
 
Pois bem, esta arqueóloga empreendedora fundou e preside a Fundação Museu do Homem Americano – Fundham. Esta Fundação administra e zela pelo Parque,  além do Museu. Este exibe muitas relíquias como um crânio de aproximadamente 10 mil anos. E preserva mais de milhão de peças encontradas na região.

Niède Guidon, 82 anos,  foi indicada e ganhou a Grã-Cruz, grau mais alto das condecorações, da Ordem do Mérito Cultural 2015. A Ordem é concedida somente a personalidades, grupos ou instituições, como reconhecimento por suas contribuições ao Brasil. A cerimônia aconteceu  no Palácio do Planalto.

Formada pela Universidade de São Paulo (USP) em História Natural, Niède dedicou-se a estudar há mais de 40 anos a pré-história do Brasil. Ela é responsável pela criação do Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região de São Raimundo Nonato, interior do Piauí, no ano de 1963.


Guidon já recebeu outros prêmios como: o Prêmio Faz Diferença (2005), o Prêmio Tejucupapo da Revista Nordeste VinteUM (2010), a medalha comemorativa pelo aniversário dos 60 anos da UNESCO concedida em Joanesburgo, África do Sul (2010), e recebeu pela Fundham, para o Parque Nacional da Capivara, a medalha de ouro pelo primeiro lugar na premiação para a Cultura do Herity Itália (2010)."(www.capitalteresina.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário