domingo, 13 de março de 2016

Feliz Aniversário Zé do Caixão

 Eu acredito de a maioria de minha geração sempre teve medo do Zé do Caixão não pelos filmes, mas por causa das unhas enormes dele. Meus sobrinhos possuem os dvds de seus filmes, afinal eles são considerados Cult.

"Nascido numa apropriada Sexta-Feira 13, o cineasta paulistano José Mojica Marins completa 80 anos neste domingo. Zé do Caixão — ou Coffin Joe, para os gringos — é um dos maiores nomes do cinema de gênero no Brasil. Sua extensa filmografia carrega 41 créditos por direção (segundo dados do IMDB, Internet Movie Database) e o tornou referência para fãs e realizadores de terror/horror. Entre os filmes mais icônicos dirigidos por ele estão Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) e À Meia Noite Levarei Sua Alma (1964).

Cultuado por gente como Tim Burton, Darren Aronof­sky e Johnny Ramone, e homenageado em Sundance em 2001, talvez o maior legado de Mojica seja a legião de novos cineastas brasileiros que têm revigorado o gênero pelo qual ele tanto se dedicou. Alguns desses nomes da geração atual acompanham o mestre veterano no longa As Fábulas Negras, que terá sua primeira exibição na televisão justamente neste domingo de celebração, à meia-noite, no canal pago Space.

O filme narra cinco histórias de horror e suspense contadas por quatros garotos. Fazendo valer o respeito à identidade cultural brasileira, uma das marcas na obra de Mojica, os contos envolvem lendas urbanas e mitos do folclore como o Saci, a Loira do Banheiro e Iara. Esse é o trabalho mais recente com Mojica na direção, e carrega a parceria dos fãs assumidos Petter Baiestorf, Rodrigo Aragão e Joel Caetano.

Mas o domingo de celebração ao aniversário de Mojica começa ainda antes da meia-noite, mais precisamente à 19h15min. A partir desse horário, o Space reprisa os seis episódios da série Zé do Caixão, com o impressionante Matheus Nachtergaele no papel título. O diretor da produção, Vitor Mafra, conversou com o Pioneiro sobre a importância do cinema de Zé do Caixão na época do lançamento da série, em novembro:

— Mojica vai muito além do Zé do Caixão que as pessoas conhecem, é um cineasta genial e incrivelmente prolífico. Em sua filmografia, obras-primas do terror e do fantástico andam lado a lado com westerns e pornochanchadas. A gama de estéticas que Mojica percorreu em seus filmes é imensa, tudo isso sendo um autodidata cujo pai administrava um cinema de bairro. Lá, Mojica entrou em contato com o cinema americano do pós-guerra e também aprendeu uma coisa muito importante: sacar o gosto do público."(Notícia da Zero Hora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário