segunda-feira, 7 de março de 2016

O Brasil Tem Mulheres Cientistas

Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, resolvi descobrir quais as mulheres cientistas que o Brasil já produziu. E descobri que em 2015 na "10ª  edição do “Para Mulheres na Ciência”, prêmio que só na última década promoveu o trabalho de 68 cientistas brasileiras.

 Realizado em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o programa escolhe as vencedoras a partir de seus currículos e a importância de suas pesquisas dentro de seus respectivos campos.

Conheça as vencedoras:

- Alline Campos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, foi selecionada por conta de sua pesquisa, cujo objetivo é produzir medicamentos com menos efeitos colaterais para pacientes que sofrem de ansiedade e depressão.

- Daiana Ávila, da Universidade Federal do Pampa-Unipampa, no Rio Grande do Sul, foi escolhida por conduzir um estudo sobre uma nova terapia para a esclerose lateral amiotrófica, doença generativa e sem cura.

- Elisa Brietzke, do departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realiza uma pesquisa sobre o envelhecimento precoce de indivíduos bipolares, com o objetivo de desenvolver medicamentos para a causa.

- Tábita Hunemeier, do departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - USP, conduz um projeto no qual tenta descobrir as bases genéticas de características morfológicas de nativos americanos, de forma a encontrar variações que os diferenciem das populações de outros continentes.

- A dra. Cecília Salgado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi selecionada por conta de seu estudo sobre códigos corretores de erros e sua relação com falhas de transmissão de informação.

- A dra. Elisa Orth, do departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR),  conduz uma pesquisa cujo objetivo é resolver problemas genéticos e destruir substâncias químicas nocivas à saúde.

- Karin Menéndez-Delmestre, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estuda o campo da evolução de galáxias e os processos de suas formações."(revistagalileu.globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário