domingo, 21 de agosto de 2016

As Capulanas de Moçambique

 A África nos legou heranças fabulosas e as capulanas são maravilhosas. São tecidos coloridos e nos deixam com a sensação de estar realmente em Moçambique.

"Os moçambicanos chamam de capulana um pedaço de pano retangular, fabricado em diferentes dimensões. Chega a lembrar a canga de praia usada no Brasil. De algodão, fibra sintética ou outro material, as capulanas combinam uma mistura de cores presentes em variadas estampas.

As mulheres suspendem a capulana até a cintura, vão envolvendo o tecido ao corpo e dão um nó. O pano quase alcança os pés. Também é usado para cobrir a cabeça, como uma espécie de turbante, além de servir para amarrar o bebê às costas e carregá-lo em segurança.
 













A capulana como moeda de troca e a forte influência na cultura local.
 

Segundo registros históricos, a origem da capulana pode está nas trocas de tecidos de algodão na costa da África Oriental. A proximidade com o continente asiático acabou facilitando a importação de tecidos, principalmente os indianos, comercializados em Moçambique desde a época colonial.

 A imagem de Moçambique é de um país multicolorido por retângulos de tecido que ganham formas nos corpos de mulheres e também de homens. O porteiro Alberto Vitorino herdou as capulanas deixadas pelos avós. “Tentei vasculhar aquelas capulanas que eles gostavam e fiz as camisas. Eu me sinto bem porque é a minha tradição”, afirma.
Assim como muitas jovens dos centros urbanos, Sheila Mafuiane prefere os vestidos. Com orgulho, lembra de um elogio que ganhou quando estava vestida de capulana. “Um dos meus colegas disse que eu estava bonita, falou 'Está aqui uma mulher africana, uma moçambicana de verdade'. Nunca tinha feito isso com outro tipo de vestimenta”, recorda."(br.rfi.fr/)
                                    Minha mãe fez uma blusa e uma saia.
                             A irmã de caridade profª Elizabeth, está usando uma capulana mais colorida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário