terça-feira, 16 de agosto de 2016

Floresta Zika em Uganda

 O Continente Africano nos legou heranças fabulosas e o vírus da zika também veio de lá e atualmente tem deixado os brasileiros em polvorosa. Mas, de que parte da África veio esse vírus?

"Com somente 25 hectares de superfície, a floresta de Zika, em Uganda, deu nome a um dos vírus mais perigosos do mundo. A área se estende ao lado do Lago Vitória, a poucos quilômetros da pequena cidade de Entebbe, perto do aeroporto internacional. Na língua local, o luganda, zika significa "crescer excessivamente".

Desde 1937, a floresta é uma reserva natural sob a direção do Instituto de Pesquisa sobre Vírus de Uganda (Uvri, na sigla em inglês). Nela, os pesquisadores encontram regularmente vírus perigosos, incluindo o zika.

O zika foi identificado pela primeira vez em 1947. Isso aconteceu por acaso, explica Lutwama: naquela época, os virologistas ugandenses estudavam a febre amarela após uma epidemia ter eclodido na África Ocidental. Na ocasião, eles encontraram um novo tipo de vírus no sangue de um macaco da floresta de zika e o chamaram de zika. Infecções em seres humanos não eram conhecidas.

Somente em 1952 foram retiradas amostras de sangue humano que continham o vírus, na Tanzânia. As amostras foram analisadas no Instituto de Pesquisas sobre Vírus de Uganda, que é responsável por toda a África Ocidental. Em seguida, os cientistas encontraram o agente também em habitantes de Uganda - em Entebbe e Kisubi, perto da floresta de Zika. As análises de 1952 mostram que, das 84 pessoas analisadas, 50 apresentaram anticorpos para o zika no sangue e todos os examinados acima dos 40 anos eram imunes ao vírus."(noticias.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário