domingo, 28 de agosto de 2016

Neil Gaiman e os Mitos Nórdicos

Para quem curte os livros do gênio Neil Gaiman como eu, vem mais um livro para o deleite dos fãs. Eu adoro todos os mitos que as Civilizações Antigas criaram, entretanto, os nórdicos são sempre fascinantes!
 

"O escritor Neil Gaiman sempre foi fascinado pela mitologia nórdica, desde que era um menino. Quando tinha cerca de 7 anos, ele leu os quadrinhos do Poderoso Thor de Jack Kirby, apaixonando-se por aquele universo. Ele então partiu para Os Mitos Nórdicos, de Roger Lancelyn Green, e leu e releu o livro até ele se desfazer.

Assim, quando um editor da W.W. Norton perguntou se ele estaria interessado em escrever um livro sobre mitologia nórdica, Gaiman demonstrou entusiasmo.
 

“Ter a oportunidade recontar os mitos e poemas que herdamos dos nórdicos era quase bom demais para ser verdade. Espero que o uso da mitologia esteja bom, mas muito mais do que isso, espero que tenha recontado essas histórias como elas merecem ser lidas: algumas vezes profundas, às vezes engraçadas, às vezes heroicas, às vezes sombrias, e sempre inevitáveis.”

O próximo livro de Gaiman, “Norse Mythology” (Mitologia Nórdica em tradução livre e literal) será lançado em fevereiro de 2017, trazendo uma releitura em forma de romance de mitos famoso sobre os deuses de Asgard. O livro irá explorar os nove mundos nórdicos, que são habitados por duendes, demônios de fogo, os deuses Vanir, seres humanos, anões, gigantes e mortos. Há ainda gigantes de gelo e elfos, além de divindades bem conhecidas como Thor, Odin e Loki, além do assustador e apocalíptico cenário do Ragnarok, onde os deuses lutam contra um gigante de fogo com sua espada em chamas, em uma batalha que levará ao fim do mundo.
Gaiman já chegou a utilizar alguns temas dos mitos nórdicos em suas obras de fantasia. Seu romance Deuses Americanos apresenta um personagem baseado em Odin, e no livro Odd e os Gigantes de Gelo, um rapaz encontra uma raposa, uma águia e um urso, que acabam por ser Loki, Odin e Thor. Os três personagens, inclusive, são vistos também em Sandman, obra máxima do escritor.
 

“Esses contos nórdicos tem me acompanhado através de praticamente tudo que eu já fiz.”(ovicio.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário