sábado, 6 de agosto de 2016

Olimpíadas 2016

E finalmente a 1ª Olimpíada da América do Sul teve início ontem com a abertura oficial no Maracanã.  Os brasileiros reclamam  do porque de se ter uma Olimpíada num Brasil em crise; uma presidente afastada; uma Operação da polícia federal conhecida como Lava-Jato" acontecendo; o Estado Islâmico ameaçando atacar; problemas na vila dos atletas, baia de Guanabara poluída; etc.

O brasileiro tem "memória curta" e já não se lembra do discurso da presidente Dilma  Rousseff, candidata do PT em 2010  “a gente tem que utilizar a oportunidade que os Jogos Olímpicos nos dão de sermos uma potência olímpica, mas também um país socialmente desenvolvido, economicamente desenvolvido e um país de oportunidades. Temos que tirar dessas Olimpíadas tudo o que formos capazes de tirar”, disse.
Dilma disse também  "espera que, até 2016, o Brasil tenha conseguido acabar com a pobreza extrema e a miséria. Segundo ela, o país hoje, em 2010, é muito diferente daquele de 2002, quando, de acordo com a candidata, havia estagnação econômica, desemprego e desigualdades sociais."(memoria.ebc.com.br).

Logicamente que não nos transformamos em uma potência olímpica e muitos brasileiros hoje estão desempregados e a miséria aumentou nos últimos dois anos. Se prestarmos atenção nesse discurso proferido lá em 2010, mas parece uma profecia de mal gosto!.

Também foi feito um manifesto "Dilma é do nosso time" onde inúmeras personalidades assinaram e encerram o mesmo com  "O nosso apoio a Dilma tem um sentido claro: fortalecer as vitórias conquistadas pelo time chamado Brasil."
Então, se depois de sete anos não conseguimos o prometido pelo menos na abertura foi possível sentir que os presentes gostaram do que viram e basta ler o que dizem os mais importantes jornais do mundo...

""Simples e elegante", relatou o inglês "The Guardian", elogiando a maneira como Paulinho da Viola cantou o hino nacional brasileiro e a reação do público presente no Maracanã".

"Uma festa de música, cores e esporte no Rio de Janeiro, à altura da cidade maravilhosa, com ritmo e beleza", colocou o argentino "Clarín".
Ainda no país hermano, o "Olé" fez questão de destacar que a delegação do país foi "uma das mais ovacionadas", o que de fato aconteceu, assim como com a da Alemanha."

O norte-americano "New York Times" aproveitou o momento em que Jorge Ben Jor interpretava "País Tropical" e fez o público cantar à capela para dizer:
"Você vê que as fantasias e o cenário não são tão luxuosos como os de outras cerimônias, mas isto realmente não importa quando você tem uma energia como esta."

"Mais um dos Estados Unidos, o "Boston Globe" afirmou: "Se você estava em dúvida sobre assistir à cerimônia de abertura, vale a pena! Uma apresentação visualmente deslumbrante."
Durante 21(vinte e um) dias o "mundo" se encontra no Brasil e todas as lentes estarão focadas nos atletas, afinal, eles são as verdadeiras estrelas. Só nos resta torcer que o voley, o atletismo e o futebol feminino e outros, nos dê motivos para realmente festejar a consagração dos povos e a união de todos. 

Não podemos nos esquecer que quando a 1ª Olimpíada surgiu em 776 a.C e "na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida "paz olímpica" servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se deslocar de suas cidades-estado até Olímpia na Grécia".





Nenhum comentário:

Postar um comentário