sexta-feira, 18 de maio de 2012

1º Prédio do Liceu Cuiabano

Este prédio foi construído em 12 de setembro de 1852, segundo Estevão de Mendonça em Datas Matogrossenses "destinado para servir de mercado, primitivamente constava de dois únicos compartimentos, com entrada pela Rua Bela do Juiz (hoje 13 de Junho).

Foi sucessivamente ampliado até abranger toda a quadra, sendo então transferido o mercado para o lado oposto à Praça Marquês de Aracati (hoje Praça Ipiranga), ficando no primeiro lance instalada Contadoria Provincial.

Nos primeiros dias da invasão paraguaia serviu de alojamento à Guarda Nacional, e, em 1867, de Enfermaria Militar. Transformada a Contadoria em Tesouro Provincial, voltou essa repartição no ano de 1870 a funcionar ali, juntamente com o mercado.

Em 1880 passou por novas modificações, nele sendo inaugurado o Liceu Cuiabano em 7 de março de 1880, em cerimônia prestigiada por quatro bandas de música.

Os seus primeiros professores foram Antonio Correa da Silva Pereira, José Magno, Antonio Correa da Costa, João Pedro Gardés e José  Estevão Correa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário