sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sítio Arqueológico de Santa Elina

 O estado de Mato Grosso possui inúmeros sítios arqueológicos, pode-se dizer que  em cada 8 metros quadrados de área é possível encontrar um artefato.Em alguns sítios não é permitida a presença de não pesquisadores e eu tive essa oportunidade  em 1996 quando ministrei aulas em Jangada.

 O Sítio Arqueológico Santa Elina, desde 1984, vem sendo pesquisado por arqueólogos da Universidade de São Paulo e do Museu Nacional de História Natural de Paris/França.
 

 O sítio arqueológico de Santa Elina, fica localizado no município de Jangada, distante 82 quilômetros de Cuiabá. na fazenda do mesmo nome. Os testes com carbono 14 comprovaram que ele possui 27 mil anos.

Através de estudos com o carbono 14 descobriu-se que Mato Grosso possui o 3º Sítio Arqueológico mais antigo das Américas. O primeiro é o  Boqueirão da Pedra Furada que fica no município de São Raimundo Nonato, no Piauí datado em mais de 50 mil anos. Já o segundo é o Sítio de Monte Verde, no Chile, datado em mais de 30 mil anos antes do Presente.
 

 Santa Elina é uma referência para estudar o povoamento inicial das Américas. Um dos raros locais da América onde o ser humano conviveu com espécimes da Megafauna. A pesquisa é liderada pelo casal Águeda e Denis Vialou. Ele do Museu Nacional de História Natural de Paris, e ela arqueóloga da USP e do Museu Parisiense.

Nas escavações foram encontradas um acervo de mais de mil representações rupestres, além de 800 fragmentos de ossos de um bicho-preguiça gigante, de cinco metros, animal extinto há 10 mil anos. 
Usando cores vermelha, roxa e preta, pintaram figuras antropomórficas (forma humana), monstruosas, abstratas ou de animais como: macacos, veados, pássaros. Algumas das pinturas sugerem que os homens daquela comunidade usavam brincos e os cabelos amarrados ao alto da cabeça (veja a foto acima).

O sítio arqueológico de Santa Elina é realmente fascinante e confesso que ao deparar com aquele paredão pré-histórico eu chorei...






Nenhum comentário:

Postar um comentário