sábado, 19 de maio de 2012

Rua Galdino Pimentel

Passear pelo Centro Histórico de Cuiabá é como voltar no tempo; às vezes gosto de ficar olhando os antigos casarões e imaginando como teria sido a vida aqui nos tempos de Colônia.

A Rua Galdino Pimentel é popularmente conhecida como Rua de Baixo.Assim como outras ruas em Cuiabá ela já foi chamada de Rua 1º de Dezembro, Rua Direita e 1º de Março.

Ela faz parte da área tomabada pelo IPHAN e ainda abriga inúmeros imóveis dos séculos XVIII e XIX. Um sobrado que chama atenção, não só pelas péssimas condições de conservação, é a Casa Orlando.
 Orlando e Irmãos e Cia foi fundada em 1873, tendo como endereço de frente para a Rua de Baixo e a esquina com a Rua  Campo Grande, em Cuiabá.

 Foi uma empresa sólida e por dezenas de anos trabalhou com importação e exportação de borracha e transações bancárias, visto que em fins do século XIX e começo do XX, Cuiabá não dispunha de agências bancárias.

 Hoje a Casa Orlando não funciona em seu pavimento superior, sendo que no térreo abriga instalações comerciais.
 No calçadão é possível encontrar lojas com produtos de ótima qualidade.
Na Rua de Baixo também encontra-se um casarão imponente. Seu primeiro dono foi o Coronel João de Souza Osório; que assassinou através de uma das janelas uma figura importante de Cuiabá. Mais tarde esse casarão ficou conhecido como Casa Mansur e atualmente funciona outra loja de aviamentos.
Há também o Museu de Pedras Ramis Bucair, o Sr. Ramis faleceu recentemente, o único prédio da Rua de Baixo e talvez de Cuiabá que possui três janelas com sacadas em forma de armaduras dos cavaleiros feudais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário