quarta-feira, 2 de maio de 2012

Edifício Maria Joaquina

  Localizado na rua Cândido Mariano, ao lado da praça Alencastro (Centro Histórico), o prédio tem 15 andares, 52 amplos apartamentos - quatro por andar -, além de sediar uma agência bancária e duas lojas no térreo.

Inaugurado há 41 anos, em 8 abril de 1969, aniversário da cidade, sua ocupação registrou uma divisão curiosa de seus moradores, por classe social, conforme relatos de pessoas que o habitam desde sua construção. 

 No lado direito, tratado na época como “lado par”, ficava a cobertura e uma vista privilegiada para o Palácio Alencastro, então sede do governo do Estado, e a antiga casa do governador, onde atualmente funciona o MT-Fomento. Lá moravam as famílias mais ricas e os cidadão mais influentes. 
No lado esquerdo, o “pobre”, brincou o bancário aposentado do Banco do Brasil e morador Moacyr da Costa e Silva, 82 anos, viviam pessoas que também se destacam na sociedade, como a pianista Dunga Rodrigues, um dos nomes mais importantes da cultural cuiabana. Essa “segregação” social logo desapareceu e há décadas não se fala nela nem de brincadeira. ALECY ALVES (Diário de Cuiabá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário