sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães

 O Geossítio Cidade de Pedra tem seu trajeto via MT - 251 partindo da cidade da Chapada dos Guimarães em direção a Cuiabá.

 No acesso do Distrito da Água Fria entra à direita e percorre-se em estrada não pavimentada por aproximadamente 18 km, até a entrada do estacionamento.

 
Saindo do estacionamento, segue-se em trilha de fácil acesso por cerca de 400 m, onde se observam belas estruturas ruiniformes.
 
Chegando ao limite do penhasco, se tem uma das mais exuberantes paisagens deste Geoparque. São canyons sutentados pelo Arenito Botucatu com cerca de 350 m de espessura, gerando labirintos rochosos que mais parecem ruínas de uma cidade medieval. Daí advém o nome Cidade de Pedra.
 
A bela paisagem é contemplada também pela fauna e flora presente no alto do canyon. É comum observar araras vermelhas em seus ninhos nas encostas dos paredões. Na parte de baixo, no vale, nascem alguns córregos e rios da região; como o rio Claro, o córrego da Porteira e o córrego Mutuca.
 

Um comentário:

  1. Que lindo, morei muito tempo em Cuiaba, praticamente minha infancia toda e adolescencia. Todos os finais de semana , quase todos, iamos para Chapada dos Guimares era praticamente 150 km apenas do Bairro que moravamos! Ha que saudades desse lugar! É magico! Meus pais sempre foram aventureiros, acampavamos ao pé das Serras , na época nao era proibido! Hoje tenho minha agencia de viagens sei bem onde construi esse amor ao Turismo e respeito a Natureza. Lindas fotos Claudia! Amei sua pagina.

    ResponderExcluir