domingo, 6 de maio de 2012

Centro de Reabilitação D. Aquino Correa


 O prédio da antiga Cadeia Pública de Cuiabá, atualmente, é a sede do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, localizado a rua Joaquim Murtinho - bairro do Porto.

 Desde 1857, quando era presidente da Província Mato Grosso, o Sr. Joaquim Raimundo de Lamare, Chefe da Divisão da Marinha, preocupou-se com a construção de uma nova cadeia pública em Cuiabá, pois a antiga, situada onde, hoje é a Praça da República, além de ser ainda dos tempos coloniais, não oferecia nenhuma segurança.

 No governo do Presidente da Província de Mato Grosso, Ten. Cel. Antonio Pedro de Alencastro pela Carta Imperial 13/06/1859, a obra foi iniciada.

 No governo do Presidente da Província Senador Herculano de Souza Ferreira Penna em 1862 a construção chegou ao seu término, os materiais empregados na construção dos alicerces são em pedra canga até cinco palmos acima do chão, com as paredes formadas de adobe e o muro continuado com taipa.

 Na entrada uma escada, ou paiol de pedra canga sendo as arestas dos degraus reforçadas e protegidas por capas de ferro e as cavidades enchidas com cimento artificial, o calçamento de pedras cangas e de pedra cristal.

 Funcionou como Cadeia Pública até 1975, quando foi transferida para a Presídio Central no Governo do Eng.º José Garcia Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário