sexta-feira, 18 de maio de 2012

Rua Pedro Celestino

 Esta rua era conhecida como Rua de Cima, aliás eu como cuiabana até hoje uso essa denominação, seu segundo nome foi Rua das Trepadeiras; o terceiro nome foi Rua Augusta. Depois da Guerra do Paraguai ganhou o nome de Rua Onze de Julho, uma homenagem ao Combate do Alegre. E finalmente em homenagem ao farmacêutico Pedro Celestino Correa da Costa, que governou o Estado de Mato Grosso em 1908 e depois em 1922.
Na Rua Pedro Celestino encontra-se casarões históricos como o Palacete do Presidente, construído em1883.
 







 Casarão reformado


     


 É possivel também encontrar o sobrado do Beco Alto, onde residiu o Capitão de Mar e Guerra Antônio Pedro Alves de Barros.
O Centro Histórico é incrível e é uma pena que o poder público não dê muita importância.Os casarões literalmente vão tombando e a História junto.


Na Rua Pedro Celestino existia também o Cine Bandeirantes, onde eu assisti muitos filmes nos anos 80. A sala de cinema era grande, mas não me lembro quantas cadeiras havia. O prédio abrigava uma galeria de pequenas lojas, incluindo sorveteria Seror, floricultura e quiosque de doces, bombons e outras guloseimas na ante-sala de exibições. À noite, não era perigoso como atualmente e os carros ficavam aguardando seus donos em plena rua. Que saudades de andar pela Pedro Celestino sem medo de ser assaltada!
Neste prédio azul funcionava o Cine Bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário