segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Contos de Fadas - Versões do Cinema

Os "Contos de Fadas" foram criados pelos irmãos Grimm no início do século 19 e transformado em clássico pela Disney em 1937. Eu sempre gostei dos Contos e como professora fico admirada ao saber que alunos de 14, 15 anos nunca leram um; mesmo as versões modernas mostradas recentemente pelo cinema a grande maioria sequer assistiu...

Eu irei postar apenas algumas das novas versões e como dizem os alunos é muito toppppp....
"1. “Branca de Neve e o Caçador” (2012)
Como o próprio título já indica, o personagem do Caçador – encarregado de arrancar o coração de Branca de Neve – ganha mais importância no longa. Estrelado por grandes nomes como Charlize Theron e Kristen Stewart, o filme apresenta nos aspectos técnicos seu ponto forte, como a releitura do espelho mágico e da floresta negra.


2. “A Floresta Negra” (1997)
Mais fiel ao lado sombrio do conto dos irmãos Grimm, “A Floresta Negra” apresenta a versão de Branca de Neve que mais se aproxima de um filme de terror. A rivalidade entre madrasta e enteada é o centro da narrativa. A transformação de um coração em maçã envenenada e da rainha má em uma velha senhora são os momentos mais assustadores.

3. “Espelho, Espelho Meu” (2012)
De humor leve e algumas cenas de ação, o filme apresenta Julia Roberts como a rainha má, que cobra altos impostos de seu povo para manter seu estilo de vida. Ao descobrir como a população é maltratada pela enteada, Branca de Neve (Lily Collins) resolve assumir o cargo que é seu por direito.

4. “A Garota da Capa Vermelha” (2011)
Com lobisomens e triângulo amoroso, esta releitura de “Chapeuzinho Vermelho” se aproxima no roteiro de filmes que foram grande sucesso de público, como a saga “Crepúsculo”. A história de Valerie (Amanda Seyfried), que decide fugir com seu verdadeiro amor quando sua mão é prometida em casamento, flerta com o sobrenatural e o romance.


5. “Freeway – Sem Saída” (1996)
Estrelado por Kiefer Sutherland e Reese Witherspoon, o longa apresenta Chapeuzinho Vermelho como uma fugitiva e o lobo mal como um serial killer. Os eventos do filme acontecem durante a viagem que a neta realiza para encontrar sua avó, transformando o conto de fadas em um “road movie”.

6. “João e Maria – Caçadores de Bruxas”
O conto infantil dos irmãos que são atraídos por doces para dentro da casa de uma bruxa foi reinventado como um filme de ação. Depois de matar o primeiro ser maligno ainda quando crianças, João e Maria passam a viajar o mundo, sempre em busca de bruxas e feiticeiras para matar.

7. “Jack, o Caçador de Gigantes” (2013)
Nesta releitura de “João e o Pé de Feijão”, vários elementos são alterados para transformar o conto de fadas em um bom filme de ação. A galinha dos ovos de ouro perde espaço para uma princesa que é capturada por um gigante, e fica presa em seu castelo nas nuvens. Jack, apaixonado pela jovem, resolve se juntar ao exército do rei para ajudar a salvá-la.

8. Malévola(2014) 
Uma das vilãs mais malignas de todos os contos de fadas, Malévola saltou de “A Bela Adormecida” para seu próprio filme, onde aparece pela primeira vez como fada e heroína, na pele de Angeline Jolie. A inversão de papéis foi polêmica, mas, sem dúvida, corajosa. "(ultimosegundo.ig.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário