sábado, 16 de janeiro de 2016

Titanossauro Argentino em Nova York

 Nós podemos estar em férias, mas os arqueólogos não ficam parados. E o mundo foi surpreendido com mais uma descoberta de dinossauro aqui na América do Sul. E a exposição no Museu Americano de História Natural de Nova York deverá ser um dos mais visitados da estação. Eu gostaria de estar lá...

"Um novo esqueleto de dinossauro com 37 metros de comprimento entrou em exposição nesta sexta-feira (15) no Museu Americano de História Natural, em Nova York. Apelidado de titanossauro, o espécime não coube nem no maior salão do museu e teve de esticar o pescoço para dentro do hall de elevadores do prédio.

Pertencente ao grupo dos titanossauros, o animal foi descoberto em 2014 e sua espécie não tem nome formal ainda. Com 6 metros de altura, o fóssil reconstituído mal cabe sob o teto do cômodo onde se encontra.

O dinossauro era um gigante de 70 toneladas — equivalente a dez elefantes — que viveu na Patagônia argentina há cerca de 100 milhões de anos. É um dos maiores animais terrestres que já habitaram o planeta.

“Fósseis de titanossauros foram encontrados em todos os Continentes, com uma abundância de descobertas em anos recentes que nos ajudam a apreciar a grande diversidade desse grupo”, afirmou um dos chefes do museu, Michael Novacek.

Segundo especialistas, a coisa mais ameaçadora que esse animal herbívoro poderia fazer com mamíferos como humanos era pisoteá-los.

O esqueleto em exposição foi moldado a partir de partes do fóssil achado na Argentina. Cinco dos ossos originais do fóssil, incluindo um fêmur, também estão em exposição."(www.alagoas24horas.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário