quinta-feira, 5 de maio de 2016

A Noruega para os Brasileiros

"Os fiordes noruegueses foram o grande atrativo para lordes da Inglaterra que, no séc. XIX, foram os primeiros turistas a desfrutar das paisagens e dos charmosos hotéis familiares da região. Agora, o país quer chamar a atenção dos brasileiros, que basicamente conhecem a Noruega como um país gelado que oferece bacalhau de altíssima qualidade. Para isso, seus representantes começam a estreitar laços com operadoras de turismo ao mesmo tempo que anunciam um investimento de US$ 500 mil em campanhas publicitárias para incentivar o destino.
 

Para se ter uma idéia, apenas 20 mil brasileiros visitaram a Noruega no ano passado, dos 70 mil que foram à Escandinávia. A atual crise e a mudança presidencial não constituem empecilhos para o investimento. Esse tipo de ação leva cerca de três anos para se consolidar e é por isso que começaram agora, no início de um novo governo. A embaixadora Liv Kerr vê nas diferenças o grande atrativo para os brasileiros. "O contraste entre os dois países é um ponto a ser explorado pelo turismo", opina.
 

Mas há muito mais encantos a serem descobertos nos fiordes noruegueses do que o próprio cenário. O hotel da família Utne, por exemplo, foi pano de fundo para as composições de Edvard Grieg (1843-1907). Foi num quarto conservado intacto no local que ele criou obras imortais como "The Spring" e "Peer Gynt Suite".

 É a trilha sonora perfeita para quem for conhecer o Fiorde de Hardanger e a geleira de Folgefonna pelos hidroaviões ou helicópteros que saem de Lofthus. A região abriga ainda um parque nacional com 3.422 Km2, com uma cachoeira de 182m, e um museu natural com aquários, filmes de 180º e exposições multimídia sobre a geologia, história, flora e fauna locais.
 

Há duas cidades norueguesas que tem um interesse especial para os brasileiros: são aquelas onde se concentra a preparação do saboroso bacalhau norueguês, famoso por servirem o melhor bacalhau do mundo, o qual é exportado para o Brasil e que se pesca em enormes quantidades ao longo da costa noroeste da Noruega. Essas cidades são Arlesund e Cristiansund N.
 

Mas o salmão, a truta e a carne de rena são outras especialidades da região. A população dos "ajudantes" de Papai Noel não pode crescer, então a caça é permitida. "O turista observa as renas passeando nos arredores do hotel e pode apreciá-las no prato depois", comenta o diretor do Ullensvang. O frio estimula o apetite, mas o calor dos pisos aquecidos e das lareiras espalhadas por toda a parte tornam a estada muito agradável, ele garante. Em último caso, pode-se apelar para um aperitivo como o Acquavitte, uma aguardente de batata fortíssima que os noruegueses adoram.
 

O restaurante Annen Etage, do Hotel Continental, em Oslo, é uma boa pedida. Trata-se do primeiro do país a alcançar uma estrela no Guia Michelin, o que faz dele um reduto de artistas, políticos e personalidades internacionais. Ao redor do hotel também estão os principais pontos turísticos da capital, como o Palácio Real, o Museu das Embarcações Vikings, a rampa de esqui Holmenkollen, que permite saltos de até 90m, e o famoso museu do artista Edvard Munch. É o maior acervo existente do pintor expressionista (1863-1944) no mundo, o que inclui o célebre quadro "O Grito" (1893)."(www.revistaturismo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário